BUSCAR
BUSCAR
Mobilidade

Vereadores afirmam que transporte público de Natal é precário e cobram licitação

Parlamentares da capital reagiram à pesquisa do Instituto EXATUS acerca da satisfação dos natalenses com o serviço
Redação
28/06/2024 | 08:12

A pesquisa realizada pelo Instituto EXATUS, divulgada nesta quinta-feira 27 pelo jornal AGORA RN, revelou que 60,86% dos passageiros estão insatisfeitos com o transporte público em Natal, de forma geral. Procurados pela reportagem, vereadores da capital potiguar repercutiram o resultado da pesquisa e comentaram sobre a situação atual do serviço de transporte.

O vereador Luciano Nascimento (PSD) afirmou que a situação do transporte público é precária. “Para completar o descaso com a população, retiraram várias linhas de ônibus importantes para as pessoas e nunca mais retornaram”, diz o vereador, mencionando também que o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) prometeu realizar a licitação dos transportes públicos e até agora não deu andamento a esse processo.

Daniel Valença (PT), Luciano Nascimento (PSD) e Brisa Bracchi (PT) reagiram a pesquisa sobre transporte público. Foto: Verônica Macedo/CMN.
Daniel Valença (PT), Luciano Nascimento (PSD) e Brisa Bracchi (PT) reagiram a pesquisa sobre transporte público. Foto: Verônica Macedo/CMN.

Já a vereadora Brisa Bracchi (PT) afirmou que a pesquisa evidencia o que já vem sendo denunciado por ela. “O transporte público em Natal é uma vergonha. Frota precária, com qualidade muito aquém do valor que é cobrado na passagem, e muitas regiões da cidade que não são cobertas por linha nenhuma. Da pandemia para cá, o prefeito conseguiu piorar a situação reduzindo a frota e acabando com as linhas que integravam a UFRN com a cidade”, ressaltou.

“As grandes cidades do mundo têm investido em trens e bondes elétricos, climatização na frota e políticas de incentivo ao transporte público e mobilidade ativa, em detrimento de veículos particulares”, aponta a vereadora.

De acordo com Brisa Bracchi, a atual gestão municipal insiste em se guiar na contramão do planejamento urbano. “Parece que, para ele [Álvaro Dias], quanto mais arcaico, melhor. Felizmente em outubro temos a chance de mudar esse quadro”, completou ela.

O AGORA RN também conversou com o vereador Daniel Valença (PT), que declarou que a situação caótica do transporte na cidade é um problema histórico. “Não foi resolvido por Carlos Eduardo e continuou piorando com Álvaro Dias. Inclusive, vale lembrar que o prefeito, em ação judicial promovida pela deputada Natália Bonavides (PT), ficou ao lado dos empresários do Seturn [Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos]”, comentou.

O vereador ainda ressaltou que Álvaro Dias vetou um projeto apresentado na Câmara que aumentava poderes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) para determinar os itinerários e horários dos ônibus. “A população se prejudica porque o prefeito defende o Seturn e não os interesses da população usuária do sistema de transporte público”, completou.

Camila Araújo (União Brasil) afirmou enxergar o empenho do prefeito Álvaro Dias em solucionar as questões. “Nós observamos que há um esforço da atual gestão do prefeito em solucionar alguns problemas, como as paradas de ônibus, que estão sendo reformadas, e a otimização das linhas, para que haja uma malha de transportes que seja sustentável. Porém, é nítido que temos muita coisa para avançar e, na minha ótica, a gente não vai conseguir melhorar isso enquanto não tivermos a licitação do transporte público. Isso é uma pauta que está parada há pelo menos duas décadas e já passou da hora do Executivo dar o start nesse processo”, disse a vereadora.

Camila Araújo ainda comparou Natal com outras capitais do Nordeste, como João Pessoa, Recife e Fortaleza. De acordo com a vereadora, é difícil para os usuários de transporte público olharem para sistemas como os dessas cidades e não questionarem os motivos que travam o avanço da capital potiguar.

“Ônibus mais novos, até com ar-condicionado, piso baixo para facilitar o acesso dos idosos e PCDs, paradas que informam em quantos minutos o próximo ônibus vai passar. Tudo isso já é realidade em outras cidades há anos. Toda a cidade ganha com esse processo, sobretudo o usuário, que paga por esse transporte e merece ter um serviço que atenda às suas expectativas”, observou Camila Araújo.

Para o vereador Kleber Fernandes (Republicanos), é necessário buscar alternativas para que o sistema de transporte público funcione adequadamente. Ele menciona que a cidade já apresentou duas tentativas frustradas em relação ao processo de licitação para a operação do transporte público.

Além disso, o vereador destacou a importância de um redesenho das linhas de ônibus e o redimensionamento das rotas com o intuito de “avaliar o fluxo das linhas, a quantidade de usuários, a população em geral, para onde ela migrou e o perfil desse usuário”.

Kleber Fernandes também defendeu a busca por alternativas no orçamento municipal para subsidiar a tarifa. “À medida que você proporciona o subsídio da passagem, vindo do poder público, você consegue dar mais condições de investimento para o empresário colocar uma frota melhor e não ter tanto ônus no preço da passagem e esta não ficar muito cara para o usuário”, argumentou o vereador.

Pesquisa sobre transporte público

O Instituto EXATUS entrevistou 603 usuários do transporte em todas as regiões da capital potiguar. Segundo a pesquisa, 60,86% dos entrevistados estão insatisfeitos com o transporte público na cidade, de forma geral. Os usuários avaliaram aspectos cruciais do serviço, tais como: pontualidade dos ônibus, cobertura das linhas, limpeza dos veículos, segurança, lotação e disponibilidade de informações.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Comunidade Cavaco Chinês, na Zona Norte de Natal, continua alagada; veja situação
Cerca de cem famílias estão sendo afetadas pelo problema que já dura um mês
12/07/2024 às 18:04
Idoso é preso em Natal por ameaçar jogar café quente em rosto de companheira
Caso ocorreu em uma cafeteria situada no bairro Cidade Alta, na Região Leste de Natal
12/07/2024 às 14:54
PM recupera carga roubada dos Correios e prende dupla na Zona Oeste de Natal
No veículo, foi encontrado um revólver calibre 32, além das mercadorias dos correios
12/07/2024 às 10:47
Elephant Coworking inaugura sede em Natal com espaço colaborativo e inovador
Chamada de Elephant Natal by Liiv, a sede já está em funcionamento na Liiv Hub
12/07/2024 às 09:52
Obras da Av. Xavantes e na lagoa de captação de Satélite começam na segunda 14
Prefeito Álvaro Dias discursou que essas obras ocorrem para que a cidade se modernize e que Natal siga caminhando para a frente
12/07/2024 às 08:26
Paulinho alfineta Mineiro: ‘Ninguém defecou na mesa do diretor do Idema’
Deputado comentou sobre manifestação da qual participou na última segunda-feira na porta do Idema, em Natal
12/07/2024 às 08:07
Chuva deixa trânsito lento em Natal na manhã desta sexta
Chuvas causam lentidão no trânsito próximo ao Pórtico dos Reis Magos
12/07/2024 às 07:37
Ubaldo provoca audiência para tentar solucionar alagamentos na comunidade Cavaco Chinês
MPRN sediou audiência para discutir os recorrentes problemas de alagamento na comunidade Cavaco Chinês, localizada no conjunto Santa Cecília
11/07/2024 às 15:34
Filhotes de gato abandonados são resgatados após denúncias de envenenamento em Natal
No local, os policiais civis realizaram uma vistoria, mas não encontraram os suspeitos.
11/07/2024 às 13:51
MIDR cobra documentos da Prefeitura de Natal para avançar nas obras de engorda
Foram solicitadas a correção de documentos, atualização de relatórios de progresso, revisão de metas de fiscalização e execução de programas ambientais
11/07/2024 às 12:45