O Instituto EXATUS, a pedido do jornal AGORA RN, realizou um estudo pioneiro em Natal acerca da situação do transporte público em Natal. Divulgada nesta quinta-feira 27, a pesquisa inédita entrevistou 603 usuários do transporte em todas as regiões da capital potiguar. Segundo a pesquisa, 60,86% dos entrevistados estão insatisfeitos com o transporte público na cidade, de forma geral.
Os usuários avaliaram aspectos cruciais do serviço ofertado em Natal, tais como: pontualidade dos ônibus, cobertura das linhas, limpeza dos veículos, segurança, lotação e disponibilidade de informações. Esses critérios foram escolhidos para cobrir os elementos que impactam a experiência dos passageiros e a eficiência do sistema de transporte público.
A maioria dos entrevistados, quase 75%, informou que utiliza o transporte e pega ônibus, micro-ônibus ou vans diariamente. Uma pequena parcela (2,32%) informou que utiliza trens e outros (1%). De forma geral, 60,86% dos entrevistados afirmam que não estão satisfeitos com o sistema de transporte público: muito insatisfeito (19,07%) e insatisfeito (41,79%).
Já 24,21% disseram que são indiferentes, enquanto que 14,59% apontaram que estão satisfeitos com o transporte público, assim como 0,33% disseram estar muito satisfeitos.
Professor da UFRN e especialista em Transportes, Rubens Ramos afirma que, de modo geral, os resultados da pesquisa refletem o que a sociedade já conhece da qualidade do transporte. A pontualidade dos ônibus foi um dos aspectos mais criticados pelos usuários. Dos entrevistados, 33% consideram que o serviço é “às vezes pontual, às vezes atrasado”, enquanto 22% afirmam que os ônibus são “frequentemente atrasados” e 26% disseram que os veículos estão “sempre atrasados”. Apenas 5% dizem que os horários são pontuais.
O especialista ressalta que a pontualidade é, em geral, um fator importante de satisfação ou insatisfação. “Dois em cada quatro usuários pesquisados afirmam não haver pontualidade. Esse é um problema que pode ser atacado com uma melhor informação ao usuário sobre os horários nas paradas e com uma conduta por parte das empresas e motoristas”, apontou.
Os entrevistados avaliaram a condição e manutenção dos veículos. Do total, 26,37% disseram que as condições são péssimas, 25,70% avaliaram como ruim e 37,98% como regular. Apenas 9,62% dos usuários avaliaram as condições como boas e 0,33%, como excelentes. “Chama a atenção que, apesar de ter havido uma certa renovação da frota, pois cerca de 20% da frota agora é de ônibus novos, isso não foi percebido pelos usuários pesquisados, com apenas 10% apontando a condição dos ônibus como excelente ou boa”, frisou Rubens Ramos.
Sobre a limpeza, grande parte considera que os veículos não estão nem limpos, nem sujos (41,13%), e outra parte considera que são limpos (27,69%). Em seguida, aparecem sujos (17,41%) e muito sujos (12,94%). A minoria (0,83%) considera que os veículos são muito limpos.
Questionados sobre a cobertura das rotas de transporte público na cidade, a maioria dos usuários (54,89%) respondeu que é adequada em algumas áreas, porém insuficiente em outras. Já 33,17% dos entrevistados acreditam que a cobertura é muito limitada, enquanto 11,94% defendem que a cobertura é boa em todas as regiões. Já acerca da disponibilidade de informações sobre linhas e horários, 57,38% ressaltaram que existem informações disponíveis, mas confusas.
O Instituto EXATUS também questionou os usuários acerca do nível de lotação dos veículos: 33,83% disseram que estão sempre lotados, 32,34% afirmaram que estão frequentemente cheios e 23,22% moderadamente cheios. Por outro lado, 7,96% apontam que os veículos estão ocasionalmente espaçosos e 2,65%, sempre vazios.
“De um lado, se temos que 2 em cada 3 usuários acham que a rede tem uma boa cobertura, o que é um bom indicador, há também o fato de 2 em cada 3 estão insatisfeitos”, observou Rubens Ramos, que continuou: “Se olhamos pela lotação, 1 em cada 3 sempre pega ônibus lotado e isso pode ser a explicação para metade dos insatisfeitos. A lotação maior acontece nos horários de pico, e isso é um espaço onde poderia haver melhorias com reorganização da oferta, sem aumentar custos”.
Para o especialista em transportes, os dados sugerem que o transporte público coletivo de Natal está atualmente melhor do que era antes. “Tem boa cobertura, mas precisa melhorar na qualidade da frota, pontualidade e oferta nos horários de pico em algumas linhas. Evidentemente, essa melhoria tem que acontecer sem aumentar o custo para os usuários e isso passa pela Prefeitura do Natal dar algum subsídio com o objetivo de alcançar essas melhorias”.
Além disso, a pesquisa também avaliou a segurança no transporte público. Do total de entrevistados, 30,68% nunca se sentem seguros, assim como 25,21% raramente se sentem seguros. Por fim, 21,89% possuem algumas preocupações de segurança, 13,93% estão geralmente seguros e 8,29%, sempre seguros.
STTU diz que trabalha para aumentar número de viagens
Ao AGORA RN, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) afirmou que a cidade dispõe de 48,40 km de faixas de ônibus, a maior parte deste montante nas vias sob responsabilidade do Município.
“Em breve, a principal via de ligação da Zona Norte com as demais regiões, a Av. Felizardo Moura, vai ganhar um corredor exclusivo de ônibus, o que vai diminuir o tempo de viagem do passageiro e melhorar a pontualidade”, diz a pasta.
Sobre os atrasos, a STTU apontou que o Município vem, ao longo dos anos, ampliando o espaço dedicado ao transporte coletivo, justamente para dar mais celeridade e garantir a pontualidade. “Também temos discussão com outros órgãos que administram vias em Natal, como o DNIT, para implantação de novos corredores”.
Sobre a cobertura das rotas, de acordo com a STTU, a capital potiguar conta atualmente com 93,34% de cobertura de transporte público no território. “Gradativamente, o Município vem buscando aumentar o número de viagens nas linhas existentes, de modo a melhorar o serviço oferecido”, frisa.
A pasta ainda destacou que o passageiro pode conferir as informações do transporte público no aplicativo NuBus, lançado em julho passado. O aplicativo é gratuito e permite aos usuários saber em tempo real a localização da sua linha, horários e pontos de parada.
“Sobre a satisfação dos usuários: ao longo do tempo, o Município vem buscando melhorar o serviço para aumentar a satisfação do passageiro. Ano passado, fizemos um acordo judicial onde renovamos a frota com 100 ônibus, sendo 50 veículos novos e 50 seminovos. O calendário de vistoria é feito pela idade dos ônibus, com até 2 anos uma vistoria por ano, de 3 a 5 anos duas vistorias por ano e acima de 5 anos são feitas 3 vistorias. Os aspectos levados em conta são: acessibilidade, limpeza, estrutura veicular e funcionalidade elétrica dos veículos”, afirma a pasta.
Também tem ocorrido investimento em abrigos, tendo sido instalados mais de 517 abrigos em 263 paradas nas quatro regiões da cidade, conforme a STTU.
Procurado, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn) não respondeu acerca da pesquisa até o fechamento desta matéria.