BUSCAR
BUSCAR
Ambiente
Vereadores querem regular zonas de proteção ambiental antes de votar Plano Diretor de Natal
Natal tem 10 zonas de proteção ambientais criadas, mas apenas cinco delas estão devidamente regulamentadas
Redação
14/04/2021 | 08:16

A Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Habitação da Câmara Municipal de Natal decidiu na terça-feira 13 começar a debater a regulamentação das Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) da capital potiguar. A análise, segundo os integrantes do colegiado, é ponto fundamental para a votação do Plano.

“O novo Plano Diretor terá um papel fundamental para o crescimento e desenvolvimento da cidade em todos os aspectos, não apenas na questão de construçao. Muita gente ainda acredita que só atinge a questão imobiliária, e não é isso, é o desenvolvimento, é o plano da cidade para os proximos 10 anos e, infelizmente, estamos muito atrasados”, diz vereador Klaus Araújo (SD), vice-presidente da Comissão.

Ele destaca a importância de adiantar as discussões sobre as zonas de proteção antes da apreciação do Plano Diretor. “A revisão do Plano Diretor é fundamental para o crescimento da cidade em todos os sentidos. É planejar a cidade para os próximos dez anos. Precisamos nos antecipar e as ZPA’s são primordiais para que a votação aconteça”, pontuou.

Natal tem 10 zonas de proteção criadas, mas apenas cinco delas estão devidamente regulamentadas. Estas áreas necessitam de uma legislação que estabeleça regras para o preservação do espaço patrimônio natural, paisagístico e histórico.

“As ZPAs são primordiais para que o plano diretor aconteça, não tem como votar sem as ZPAs serem definidas, precisamos discutir as que faltam primeiro, para quando o plano diretor chegar aqui, votarmos por completo. A cidade do Natal exige isso dos vereadores e a Câmara Municipal de Natal não podem se esquivar de tal responsabilidade.” disse Klaus Araújo, Vereador e Vice-presidente da Comissão.

E continua: “Aqui vizinho, em João Pessoa, com todo respeito, desenvolveu muito e Natal ficou para trás. Nós precisamos tomar a rédea desse processo, na Câmara temos vereadores e vereadoras completamente capacitados para votarem e a gente precisa se antecipar já que a pandemia tem nos forçado a ficar em casa, tem como a gente fazer as reuniões das comissões remotamente e já discutirmos”.

Klaus ressaltou que a Câmara têm que tomar as tomar “as rédeas do desenvolvimento da cidade do Natal”. Segundo ele, aprovação de leis que modernizem a cidade, garantindo segurança jurídica e um ambiente propício para o emprendedorismo, mais ações para geração de renda e de emprego serão feitas em Natal.

“Quanto mais aprovarmos projetos que faça o empreendedor ficar aqui, gerar emprego e renda, nós o faremos. E volto a dizer, essa Comissão terá um papel fundamental para esse desenvolvimento que Natal quer e precisa”, finalizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.