BUSCAR
BUSCAR
UFRN

UFRN conquista sete medalhas na 70ª edição dos Jubs

Um total de 320 instituições de ensino superior de todas as 27 federações do país estiveram nesta edição dos jogos
Redação
26/10/2023 | 09:37

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conquistou sete medalhas na 70ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs). Organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), a competição aconteceu, entre os dias 8 e 22 de outubro, na cidade de Joinville, em Santa Catarina. Um total de 320 instituições de ensino superior de todas as 27 federações do país estiveram nesta edição dos jogos, contabilizando mais de 5 mil atletas competindo em 21 modalidades diferentes. A UFRN foi representada por 98 participantes, entre alunos e comissão técnica.

Das sete medalhas que a UFRN ganhou, três foram de bronze, duas de prata e duas de ouro. As conquistas vieram do voleibol feminino, que ficou com o 3° lugar; do karatê kumite e do wrestling estilo livre, que também ficaram com o bronze. A Universidade ficou com a medalha de prata no xadrez feminino por equipes e no wrestling estilo greco-romano. Já o lugar mais alto do pódio foi conquistado nas modalidades do breaking e do xadrez masculino por equipes.

Jean Firmino é aluno do mestrado em Artes Cênicas pela UFRN e bi-campeão nos Jubs – Foto: Caio Falcão / CBDUjean firmino pódio 1024x682
Jean Firmino é aluno do mestrado em Artes Cênicas pela UFRN e bi-campeão nos Jubs – Foto: Caio Falcão / CBDU

Natural do município de Montanhas, Jean Firmino é estudante do mestrado em Artes Cênicas na UFRN, tendo se graduado em Dança pela mesma instituição. Bi-campeão do breaking nos Jubs, ele conta que o estilo de dança entrou para os jogos apenas em 2022, colocando-o como o único campeão universitário do país nesta modalidade. “A experiência deste ano foi muito interessante. O breaking está crescendo cada vez mais, levando em conta que foi apenas o segundo ano de participação nos Jubs. O nível da competição estava mais alto, com mais competidores disputando as medalhas, aumentando o interesse pela dança”, comenta.

Atleta olímpico, Jean conta que a preparação para os jogos universitários não alterou sua rotina, tendo em vista que, neste ano, o estudante já havia participado dos jogos Pan-americanos, que foram disputados no Chile. Ele relata que participou, inclusive, de seletivas para o Red Bull BC One, maior campeonato de breaking a nível mundial, chegando às semifinais.

Jean Firmino é o único campeão universitário da modalidade breaking  –  Foto: Caio Falcão / CBDU
Jean Firmino é o único campeão universitário da modalidade breaking – Foto: Caio Falcão / CBDU

“Existe um calendário anual de todas as competições que acontecem, então a minha preparação é constante, estando sempre preparado para dar o meu melhor nos campeonatos. Nos Jubs, eu me esforcei, pois estava defendendo o título”, afirma Jean, relatando que a sensação de “missão cumprida” é gratificante. “É bom devolver para a UFRN todo o apoio que recebo por meio de bolsas e auxílios”, finaliza.

Outro medalhista de ouro nesta edição dos Jubs foi Igor Fernandes. Aluno de licenciatura em Educação Física, o enxadrista fala sobre a satisfação de conquistar um título em outro estado. Para ele, competir fora do Rio Grande do Norte e, ainda, tornar-se campeão é realmente uma experiência incrível, ainda mais por ser uma competição de nível nacional e ser sua primeira experiência. “Com certeza, essa vitória é um momento inesquecível e uma fonte de orgulho e inspiração para toda a comunidade acadêmica e futuros estudantes que venham a competir representando nossa UFRN”, relata Igor, também agradecendo a torcida que recebeu e o apoio vindo do técnico Márcio Jordão, bem como do companheiro de equipe Davi Nascimento.

O gestor desportivo da UFRN, Alexandre Bulhões, complementa a fala dos atletas e destaca o empenho desses alunos na dedicação aos estudos e aos treinamentos. “Os atletas das universidades públicas, em sua maioria, precisam se dedicar aos estudos, estágios, trabalhos e treinamentos esportivos e, mesmo assim, conseguem, por meio de sua dedicação, competir em nível semelhante ao de equipes formadas por atletas profissionais”, ressalta. Ele coloca, ainda, que os estudantes/competidores da UFRN demonstraram superação e conseguiram ótimos resultados nos Jubs Joinville 2023, mantendo a tradição de colocar a Instituição entre as melhores colocadas no ranking anual da CBDU.

O gestor desportivo da UFRN, Alexandre Bulhões, complementa a fala dos atletas e destaca o empenho desses alunos na dedicação aos estudos e aos treinamentos. “Os atletas das universidades públicas, em sua maioria, precisam se dedicar aos estudos, estágios, trabalhos e treinamentos esportivos e, mesmo assim, conseguem, por meio de sua dedicação, competir em nível semelhante ao de equipes formadas por atletas profissionais”, ressalta. Ele coloca, ainda, que os estudantes/competidores da UFRN demonstraram superação e conseguiram ótimos resultados nos Jubs Joinville 2023, mantendo a tradição de colocar a Instituição entre as melhores colocadas no ranking anual da CBDU.

Caso Siafi: Governo estima desvios de R$ 3,5 milhões e 200 tentativas de pagamentos ilegais
No governo, a desconfiança é que a invasão tenha sido feita por uma técnica chamada "phishing"
23/04/2024 às 17:53
Vídeo: Cachorro é entregue morto a tutor após falha de companhia aérea
A GOL Linhas Aéreas admitiu que o desvio da rota do cachorro Joca para Fortaleza foi o resultado de uma falha operacional
23/04/2024 às 16:14
UFRN prevê retomada de obras da antiga Faculdade de Direito ainda este semestre
Reforma e restauração do prédio da antiga Faculdade de Direito foi paralisada para cumprimento de novos projetos solicitados pelo Iphan
23/04/2024 às 13:20
Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades
Com 2,1 milhões de inscritos, certame selecionará 6,6 mil servidores
22/04/2024 às 21:34
Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira
Solicitações devem ser feitas pela Página do Participante
22/04/2024 às 17:40
Justiça Federal do RN debate demandas sobre cotas para pardos em concursos públicos
Debate vem do aumento da demanda, na Justiça Federal do RN, sobre os questões envolvendo a designação de "pardos" em concursos públicos.
22/04/2024 às 14:44
Bairro Nordeste recebe serviço gratuito de mamografia oferecido pela SMS Natal
De 22 a 26 de abril, os serviços de mamografia estão sendo ofertados na Unidade de Saúde Bairro Nordeste
22/04/2024 às 10:01
IBGE: 1% mais rico ganha 39,2 vezes mais do que 40% mais pobres
Os dados a respeito da renda da população residente no Brasil constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE
19/04/2024 às 21:57
Pesquisa de residente do Huol-UFRN conquista 3º lugar no prêmio nacional União Química
O estudo na área da Anestesiologia trouxe evidências sobre a utilização eficaz da metadona no controle da dor em cirurgia bariátrica
19/04/2024 às 15:56
DPU cria grupo de assistência a indígenas, negros e quilombolas em processos judiciais
Medida cumpre a missão da defensoria de prestar atendimento jurídico integral e gratuito às populações vulneráveis
19/04/2024 às 14:14
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.