BUSCAR
BUSCAR
Eleições

Transferência da Prefeitura para ZN impulsiona campanha de Rafael Motta

Desde que ganhou as ruas, a proposta de mudança da sede administrativa para Zona Norte tem gerado grande repercussão, "especialmente porque corrige décadas de negligência por parte das administrações públicas", alfineta o fiador da da proposta
Redação
13/09/2024 | 07:31

A política é frequentemente marcada por gestos simbólicos que comunicam mensagens, valores e intenções aos cidadãos. No entanto, quando um tema se torna um compromisso de campanha, ele pode reacender debates antigos e intensos. É exatamente isso que está acontecendo agora com a proposta de um dos candidatos à prefeitura de Natal.

O candidato do Avante à sucessão do prefeito Álvaro Dias, Rafael Motta, já anunciou que, se eleito, vai transferir a sede da prefeitura de Natal do Palácio Felipe Camarão, no centro da cidade, para a área de lazer do Panatis, na Zona Norte, alterando o eixo geográfico das decisões administrativas.

image 42
Rafael Motta, preocupado em equilibrar a balança a favor da Zona Norte de Natal. Foto: Reprodução

“O Palácio continuará sediando eventos do município e exibindo sua belíssima arquitetura, mas as decisões administrativas emanarão da Zona Norte, como parte de uma decisão política para mostrar que não estamos dispostos a manter a região que mais cresce no município no segundo plano”, afirma o jovem político que, em 2012, com apenas 26 anos, iniciou sua carreira política como o segundo vereador mais votado em Natal.

Desde que ganhou as ruas, a proposta de mudança da sede administrativa para a Zona Norte de Rafael tem gerado grande repercussão, “especialmente porque corrige décadas de negligência por parte das administrações públicas”, alfineta o fiador da proposta, cuja trajetória inclui, desde 2014, uma eleição e uma reeleição à Câmara Federal, sempre com expressivas votações.

A ocasião para resgatar a Zona Norte não poderia ser mais oportuna, na visão de Rafael Motta. Com mais de 350 mil habitantes, praticamente metade da população das demais regiões administrativas juntas, 30% da força econômica da cidade repousa na região e promete crescer muito com o recém-aprovado Plano Diretor de Natal.

Mesmo assim, Rafael Motta não se conforma com o abandono da Zona Norte, refletido nas péssimas condições das vias públicas, no transporte público que é uma provação diária para a população, nos alagamentos frequentes e nos serviços de saúde e educação com déficits crônicos.

Desde que intensificou suas propostas de campanha direcionadas à Zona Norte, a campanha de Rafael Motta tem sentido um retorno concreto por parte da população. “É como se as pessoas estivessem entendendo a iniciativa e comprado a briga por uma revalorização da Zona Norte”, diz Motta.

Não é só uma transferência temporária de uma sede administrativa; Rafael Motta quer plantar raízes na Zona Norte por muitos anos, até que a classe política como um todo reconheça a dívida histórica com a região e plante ali as bases de um crescimento sustentável, a exemplo do que já acontece em outras regiões administrativas da cidade.

Dono de uma trajetória política fulminante, Rafael Motta tem uma história ainda a ser explorada com mais esmero pelos natalenses.Na Câmara Municipal de Natal, apresentou 28 projetos de lei e mais de 200 requerimentos voltados a diferentes demandas nas áreas de saúde, educação, qualidade de vida, capacitação e esportes. Tanto trabalho resultou no título de Parlamentar do Ano, recebido em 2013, por escolha dos jornalistas que cobrem os trabalhos do Legislativo Municipal.

Em 2014, candidatou-se a deputado federal e ultrapassou a marca dos 176 mil votos, tornando-se o segundo mais votado do estado. Foi reeleito em 2018, com 82.791 votos distribuídos por todos os municípios do RN.

Foi o primeiro presidente da Secretaria de Juventude da Câmara dos Deputados, 1º suplente da Mesa Diretora da Casa e coordenador da bancada do Rio Grande do Norte na Câmara dos Deputados. Em 2022, concorreu ao cargo de Senador, obtendo 385.275 votos (22,76%).

Foi assessor especial da Infraero, empresa pública brasileira vinculada ao Governo Federal, e secretário de Esporte e Lazer de Natal. É engenheiro de produção formado pela UFRN, com mestrado em Administração Pública pela Instituição Brasiliense de Direito Público.

perspectiva final
Imagem eletrônica de como vai ficar a nova sede administrativa da ZN – Foto: divulgação

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dupla é presa por envolvimento em roubos e tráfico de drogas; adolescente é apreendido
O jovem foi apreendido por ato infracional análogo aos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo
09/10/2024 às 11:31
Polícia Civil encontra ossada humana em Areia Branca
Os ossos podem pertencer a Francisco Pedro, que estava desaparecido desde o dia 11 de fevereiro de 2021
09/10/2024 às 10:19
Cesta básica registra variação negativa de 2,73% no mês de setembro em Natal
Nas despesas com os produtos essenciais, o custo com a Alimentação por pessoa foi de R$ 563,76.
09/10/2024 às 10:10
FIFA está em Natal para avaliar Arena das Dunas e possibilidade do RN sediar Copa Feminina 2027
A solicitação para realização dos jogos em Natal foi assinada pela governadora Fátima Bezerra em 13 de setembro
09/10/2024 às 09:40
Festa do Boi 2024 terá recorde de expositores
Governo do RN apoia evento que acontece no período de 11 a 19 de outubro
09/10/2024 às 09:11
Lei Seca: Motociclista é preso por pilotar embriagado e mais 9 são autuados
A fiscalização por meio da Lei Seca ocorreu nos bairros de Nazaré e Planalto, zona oeste de Natal
09/10/2024 às 08:50
Bombeiros resgatam 10 filhotes durante combate a incêndio em Natal
Animais foram retirados de área de vegetação em chamas no bairro Guarapes; comunidade local adotou os filhotes
08/10/2024 às 18:59
Comércio de Natal terá horário modificado no feriado de 12 de outubro; confira
O feriado nacional de 12 de outubro homenageia Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
08/10/2024 às 12:38
Polícia Civil prende homem em flagrante por tráfico e apreende flores de maconha
A ação ocorreu no bairro Mãe Luiza, Zona Leste de Natal
08/10/2024 às 10:12
Mais votado de Natal, Robson Carvalho diz que continuará lutando pela causa animal
Parlamentar do União Brasil obteve quase 10 mil votos, mais que dobrando sua votação em relação ao pleito de 2020
08/10/2024 às 06:45