BUSCAR
BUSCAR
Educação
Sinte-RN vota indicativo de greve às vésperas do retorno das aulas presenciais em Natal
O retorno das aulas presenciais no município para esta quarta-feira 7
Redação
05/07/2021 | 17:26

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) realiza nesta terça-feira 6 uma “assembleia virtual” da rede municipal de Ensino do Natal para discutir o indicativo de greve, retorno das aulas presenciais, atualização de 12,84% do Piso Salarial 2020 e Carga Suplementar.

Segundo nota encaminhada à imprensa, a discussão do indicativo de greve ocorre após a Prefeitura do Natal confirmar o retorno das aulas presenciais no município para esta quarta-feira 7. As aulas na rede pública de ensino na capital não ocorrem desde a segunda quinze de março de 2020.

O encontro convocado pelo SINTE/RN acontece a partir das 14h, pela Plataforma Zoom.

Natal retoma aulas presenciais no dia 7; Estado ainda não tem data para retorno

A Secretária Municipal de Educação de Natal divulgou que as aulas no formato híbrido (presencial e online) irão retornar no próximo dia 7 de julho. Um documento publicado no diário oficial do município na última sexta-feira 25, autoriza o retorno das atividades nas 146 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal. As aulas presenciais na rede municipal de ensino estão suspensas desde o dia 17 março de 2020 por conta da pandemia da Covid-19.

A titular da pasta, professora Cristina Diniz, destacou a aprovação do calendário e enfatiza sobre a importância do retorno. “O calendário letivo do ano 2021 foi aprovado nesta quinta-feira 24 pelo Conselho Municipal de Educação e foi publicado no DOM nesta sexta 25. Esse calendário contempla o ensino híbrido, mas garante o que está nas recomendações do conselho, das 800 horas e 200 dias letivos com aulas presenciais e semipresenciais. Dia 7 de julho voltamos com toda a Rede Municipal de Ensino”, disse.

De acordo com a portaria publicada, o ano letivo vai se estender até 26 de janeiro de 2022. Ainda de acordo com a publicação, o ano letivo de 2021 terá o formato híbrido e contará com 600 horas presenciais e 200 não presenciais. As aulas presenciais devem seguir todos os protocolos de segurança sanitária necessários durante a pandemia.

O cronograma ficou da seguinte da seguinte forma: a Educação Infantil foi dividida em trimestres, cada um com 50 dias, já o Ensino Fundamental dividido em quatro bimestres, sendo dois bimestres com 38 dias e dois bimestres com 37 dias. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) terá o ano letivo dividido em dois bimestres, com 75 dias cada. Além disso, os alunos da rede terão 14 sábados letivos.

O Agora RN entrou em contato com a Secretaria de Educação do Estado, que informou que o órgão está discutindo com Ministérios Públicos sobre o retorno, e na próxima semana deve definir uma data.

Combate à pandemia da Covid-19: Natal começa a vacinar professores e trabalhadores do Ensino Superior a partir da próxima segunda-feira

Na última segunda-feira 28, Natal iniciou a vacinação dos trabalhadores do Ensino Superior, através de uma parceria com a UFRN e IFRN. A capital potiguar vai contar com mais três pontos de vacinação para imunizar esses trabalhadores. Os campi do IFRN, da Salgado Filho e Zona Norte funcionarão das 8h às 16h com drive e sala de pedestre, assim como a UFRN no Departamento de Atenção à Saúde, estarão voltados à vacinação dessa categoria.

“No domingo faremos um balanço do quantitativo de doses aplicadas, nossa intenção é que na segunda-feira tenhamos também ampliação da faixa etária”, explica George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.

O endereço de todas as salas de vacinação, assim como a documentação necessária e públicos contemplados nesta fase, podem ser acessados através do site.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Cerca de 3,4 milhões de motoristas que não fizeram exame toxicológico começam a ser notificados
O alerta chegará pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). O último prazo para realização do teste é dia 30 de abril
17/04/2024 às 17:53
RN atinge 70% do volume de chuvas em abril em 15 dias
Segundo mês da quadra chuvosa registra 70% da média esperada, com previsão de continuidade
16/04/2024 às 15:19
Enem 2024: período para pedir isenção da taxa começa nesta segunda
O prazo de pedidos de isenção do Enem 2024 se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023
14/04/2024 às 17:10
Novo Código Civil deve reconhecer que animais são seres com sentimentos e direitos
Proposta vai ser debatida no Senado em sessão temática na próxima quarta-feira 17
14/04/2024 às 16:49
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.