BUSCAR
BUSCAR
Natal
Sesap promove ação no Parque das Dunas pelo Dia Mundial do Diabetes
Domingo 12 haverá caminhada, palestras, oferta de exames de glicemia e diversas oficinas sobre complicações da diabetes
Redação
09/11/2023 | 07:45

Conscientizar e educar sobre a diabetes. Essa é a chave central da parceria firmada entre Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes. Para isso, será promovida no próximo domingo 12 uma grande ação no Parque das Dunas, em Natal.

O movimento, alusivo ao Dia Mundial e Nacional do Diabetes, que é 14 de novembro, inclui uma caminhada, palestras, atendimento ao público para aferição de glicemia e avaliação dos pés, entre outras. E isto é parte de uma série de ações desenvolvidas na campanha “Novembro Diabetes Azul – saiba seu risco, construa um futuro saudável”. Ao longo de todo o mês serão realizadas outras diversas ações, tanto para profissionais de saúde como para a sociedade.

A diabetes é uma grande problemática de saúde que atingiu níveis alarmantes. Estima-se que mais de meio bilhão de pessoas vivam com diabetes em todo o mundo. Atualmente, a prevalência nacional é de 7,7% e no Rio Grande do Norte é de 9% da população acima de 18 anos. Por isso a conscientização sobre a diabetes e a educação sobre como gerenciar essa condição são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas.

A diabetes é uma doença grave e crônica que ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou não consegue usar efetivamente a insulina que produz, resultando em uma elevação de glicose no sangue. Essa elevação, se não for controlada, a longo prazo pode causar danos a muitos órgãos do corpo, levando a complicações de saúde, como doenças cardiovasculares, danos nos nervos, rins, infecções, amputação de membros inferiores e doenças oculares (resultando em perda visual e até cegueira), gerando incapacidades e até risco de vida. No entanto, se a gestão adequada dos índices da diabetes for alcançada, essas complicações graves podem ser adiadas, amenizadas ou totalmente impedidas.

Cerca de 3,4 milhões de motoristas que não fizeram exame toxicológico começam a ser notificados
O alerta chegará pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). O último prazo para realização do teste é dia 30 de abril
17/04/2024 às 17:53
RN atinge 70% do volume de chuvas em abril em 15 dias
Segundo mês da quadra chuvosa registra 70% da média esperada, com previsão de continuidade
16/04/2024 às 15:19
Enem 2024: período para pedir isenção da taxa começa nesta segunda
O prazo de pedidos de isenção do Enem 2024 se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023
14/04/2024 às 17:10
Novo Código Civil deve reconhecer que animais são seres com sentimentos e direitos
Proposta vai ser debatida no Senado em sessão temática na próxima quarta-feira 17
14/04/2024 às 16:49
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.