BUSCAR
BUSCAR
Saúde
Sem casos de Covid-19, Hospital Tarcísio Maia libera UTI para pacientes gerais; VÍDEO
UTI montada para atender só pacientes com Covid-19, com mais leitos, passa a ser destinada ao atendimento geral, enquanto que UTI geral agora é dedicada aos pacientes com coronavírus
Redação
23/08/2020 | 12:47

Com a redução no ritmo de avanço da pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Norte, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) inverteu na última sexta-feira 21 as duas unidades de tratamento intensivo (UTI) do Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, na região Oeste do Estado.

A partir de agora, a UTI que foi montada para atender exclusivamente pacientes com Covid-19 passa a ser destinada ao atendimento geral, enquanto que a UTI geral agora é dedicada aos pacientes com coronavírus. Com a inversão, agora são 20 leitos gerais e apenas 9 para Covid.

Segundo a Sesap, a inversão aconteceu porque caiu a demanda por leitos para tratar Covid-19 em Mossoró. No dia do fechamento da UTI para coronavírus, não havia pacientes internados com a doença na unidade.

Pelas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra comemorou o fechamento de leitos para tratar a Covid. Ela compartilhou um vídeo no Instagram feito por profissionais de saúde do hospital. Nas imagens, eles narram os momentos de dificuldade vividos na UTI.

“Foram 136 dias de muita luta e medo, mas acima de tudo muita vontade de vencer. 211 profissionais de saúde, entre médicos (22), enfermeiros (21), fisioterapeutas (36), técnicos de enfermagem (120) e higienistas (12). Heróis anônimos de carne, osso e sentimento cuidaram de 227 pacientes. 227 ‘amores de alguém’”, afirmaram os profissionais de saúde, em cartazes apresentados no vídeo.

Eles continuam: “As portas da temida UTI Covid (agora não mais Covid) se abrirão para receber mais vidas para salvarmos, como escolhemos fazer, mas dessa vez sem o peso dos capotes, dos óculos e do medo. Ainda não é o fim, a Guerra contra todas as ameaças invisíveis que existem continua. E nós continuaremos aqui por vocês”.

Na legenda, a governadora escreveu: “Gratidão”.

Ver essa foto no Instagram

Vídeo emocionante do Hospital Regional Tarcisio de V Maia!! #Gratidão 🙏🏽🙏🏽🤝🤝 #Repost ATÉ LOGO UTI2 Dia 08.04.2020, abríamos essas portas para receber nosso primeiro paciente com COVID19 Foram 136 dias de muita luta e medo, mas acima de tudo muita vontade de vencer… 211 profissionais de saúde, entre médicos (22), enfermeiros (21), fisioterapeutas (36), técnicos de enfermagem (120) e higienistas (12)… Heróis anônimos de carne, osso e sentimento cuidaram de 227 pacientes… 227 “amores de alguém”. Não sabíamos o que nos esperava, quando terminaria, nem sequer se chegaríamos até o fim… Dia 21.08.2020 vencemos uma batalha!!! Encerramos um ciclo e daremos início a um novo começo… As portas da temida UTI COVID (agora não mais COVID) se abrirão para receber mais vidas para salvarmos, como escolhemos fazer, mas dessa vez sem o peso dos capotes, dos óculos e do MEDO! Ainda não é o fim, a Guerra contra todas as ameaças invisíveis que existem continua… E nós continuaremos aqui por vocês!!! BEM VINDOS A NOVA UTI GERAL DO HRTM!

Uma publicação compartilhada por Fátima Bezerra (@fatimabezerra13) em

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.