BUSCAR
BUSCAR
Pandemia
Secretaria de Saúde do RN institui comitê especial de investigação epidemiológica da Covid-19
Comitê de Investigação de Óbito Covid-19, instituído por portaria publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira 22, terá 12 membros
Redação
23/06/2021 | 09:10

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) criou um grupo de trabalho com o objetivo de zerar a fila de óbitos suspeitos por Covid-19 no Rio Grande do Norte. O Comitê de Investigação de Óbito Covid-19, instituído por portaria publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira 22, terá 12 membros, entre titulares e suplentes, que vão trabalhar exclusivamente na investigação epidemiológica de todos as mortes suspeitas de Covid-19 ainda sem conclusão. A medida conta com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Confira.

De acordo com o informe epidemiológico nº 379, com dados do dia 21 de junho, aponta que existem 1.410 óbitos em investigação. A instituição do comitê é mais um ação da Sesap dentro da política de transparência dos dados da pandemia no RN, em busca de ter as informações mais fidedignas do quadro epidemiológico. “A ideia é que nos próximos dias a Sesap, em parceria com a UFRN, consiga concluir todos os óbitos em investigação, na perspectiva de garantir um perfil e um cenário das pessoas que vieram a óbito por Covid-19 no estado. Isso pode aumentar o número de óbitos, percebendo que temos mais de mil óbitos em investigação. Precisamos avançar neste sentido e garantir um cenário que traduza de fato as mortes no estado, compreendendo se foram ou não por Covid-19”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Kelly Lima.

Para fins de atuação do comitê, são considerados suspeitos todos os óbitos assim sinalizados na planilha do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e as mortes identificadas em Protocolo de Investigação criado especificamente para este fim.

O Comitê será constituído por membros da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) da Sesap, sendo um titular e um suplente dos setores de Vigilância de Óbito e de Doenças Agudas, do CIEVS e do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), além dos médicos certificadores André Prudente, Marise Reis, Kleber Luz e Giordano Bruno. A organização dos trabalhos será feita pela CVS, sob a coordenação de Kelly Maia.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.