“Henrique mais uma vez dá aula de como fazer a velha política”. A crítica ao ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (PMDB) parte do professor Robério Paulino, um dos maiores críticos do modo de fazer política adotado pelo PMDB no Rio Grande do Norte e no Brasil. A aula de velha política a que o professor se refere diz respeito aos critérios adotados pelo ministro para a liberação dos recursos do Ministério do Turismo. Conforme apurou o Visor Político, Henrique Alves estaria priorizando os municípios cujos prefeitos fazem parte de sua base aliada.
Na quarta-feira (03) da semana passada, Henrique anunciou a liberação de R$ 4,5 milhões para execução de obras de infraestrutura turística em 27 municípios do Rio Grande do Norte. Após um levantamento, o Visor Político constatou que 95% das cidades para onde serão destinadas essas verbas são governadas por prefeitos aliados de Henrique, a maioria do seu próprio partido, o PMDB.

“Henrique Eduardo Alves é professor de fisiologismo, ou seja, ele sabe como beneficiar os seus aliados políticos. O que é fisiologismo? É exatamente a troca de recursos por apoio político, ele está dando uma aula do que é o fisiologismo”, afirma Robério Paulino.
Ainda segundo ele, toda a literatura mostra que o PMDB é acusado de ser um partido fisiológico. “É lamentável que se use um cargo público para beneficiar, antes de tudo, aliados políticos. Não é uma atitude republicana, é a replicação da velha forma de fazer política no Brasil”, analisa.