BUSCAR
BUSCAR
Suspeita descartada
RN não tem mortes de crianças por síndrome pediátrica associada à Covid-19, diz governo
No dia 21 de outubro, o Ministério da Saúde havia publicado que o RN tinha um caso confirmado de uma menina entre 0 e 4 anos, que havia evoluído para morte
Redação
10/11/2020 | 11:32

A Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte afirmou nesta terça-feira 10 que não há nenhum caso de óbito confirmado no estado de crianças ou adolescentes que tenham sido acometidas pela Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada temporalmente à Covid-19. 

No dia 21 de outubro, o Ministério da Saúde havia publicado que o RN tinha um caso confirmado de uma menina entre 0 e 4 anos, que havia evoluído para morte.

A Sesap, contudo, esclarece que entrou em contato com o Ministério da Saúde solicitando a correção no boletim divulgado e que o caso confirmado pelo órgão, na verdade, estava em investigação e, posteriormente, foi descartado. 

“Dos 23 casos notificados para a doença, 11 foram confirmados e 12 descartados (sendo que 11 crianças receberam alta e uma evoluiu para óbito). Já os casos confirmados aconteceram nos municípios de Mossoró (3), Natal (3), São Gonçalo do Amarante (2), Apodi (1), Nísia Floresta (1) e Touros (1), todos receberam alta hospitalar”, destacou a Sesap. 

O boletim epidemiológico da SIM-P mais recente data de 6 de novembro e está disponível no site da Sesap.

Síndrome pediátrica (SIM-P)

A Sesap está monitorando os casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, uma doença considerada rara que pode estar associada ao coronavírus.

Os sintomas da SIM-P podem aparecer até quatro semanas após a exposição à Covid-19 em crianças e adolescentes de zero a 19 anos e consistem em febre persistente, conjuntivite, edema em extremidades, manchas no corpo, dor abdominal, manifestações gastrointestinal (vômito e diarreia) e elevados marcadores inflamatórios, sendo que os sintomas respiratórios nem sempre estão presentes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.