BUSCAR
BUSCAR
Automóveis
Renault Scénic vira SUV híbrido a hidrogênio
Modelo que traz até reconhecimento facial faz parte de plano ambiental para neutralizar carbono na Europa até 2040. Versão definitiva chega em 2024
Redação
21/05/2022 | 08:10

Se você acompanhou o mercado automotivo nos anos 1990 e 2000, provavelmente o nome Scénic fará sua memória se lembrar de um minivan. Mas com a mudança de perfil do consumidor, de lá para cá o modelo pode se tornar um SUV. Ao menos é o que acontece com o conceito Scénic Vision, apresentado pela marca francesa nesta semana.

E seguindo as tendências, ele será movido por um motor elétrico. Mas ainda terá um extensor de alcance, mas não com um motor a combustão. O inusitado sistema de propulsão do crossover pega emprestado o motor elétrico de 215 cv do Megane E-Tech do qual também herdou a bateria menor de 40 kWh.

A motorização híbrida, elétrica e a hidrogênio, para reduzir o tempo ocioso durante a recarga de energia, diminuindo a pegada de carbono, inclusive da bateria. O Renault Scénic Vision é zero emissão na produção e no uso, diminuindo em 75% sua pegada de carbono em comparação com um carro elétrico convencional.

As tecnologias embarcadas oferecem uma segurança reforçada para o condutor e os passageiros, permitindo reduzir o número de acidentes em até 70%. Devido ao seu projeto, este carro-conceito traduz também a vontade das equipes de criar um carro único, accessível e adaptado a todos. A montadora francesa estima que a célula de combustível de hidrogênio permitirá ao veículo elétrico ser capaz de cobrir 800 quilômetros até o final da década sem parar para uma recarga de apenas cinco minutos.

Além das linhas angulares e estilo um tanto peculiar, o Scenic Vision se destaca por sua construção ecológica. Ele incorpora mais de 70% de materiais reciclados, sendo 95% reciclável (incluindo a bateria) no final de seu ciclo de vida. Comparado a um veículo elétrico tradicional movido a bateria, o conceito tem uma pegada de carbono 75% menor.

06scenicvision
Modelo muda radicalmente de proposta. Até 2024, conceito deve sofrer mais alterações – Foto: Divulgação / Renault

“Nenhum dos nossos compromissos como empresa será suficiente se não os aplicarmos totalmente em nossos veículos. Por isso, pedi para que as equipes da Renault desenvolvessem o primeiro carro-conceito que representasse plenamente nossa nova estratégia ESG e seus três pilares: meio ambiente, segurança e inclusão. Nós o chamamos de Scénic Vision. Scénic, que remete ao nosso icônico “carro para viver”, e Vision porque ele corresponde às novas expectativas das pessoas”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group e da marca Renault.

A construção ecológica vai além de elementos como o tanque de células de combustível feito com fibra de carbono a partir de resíduos de papel reciclado. Não há couro dentro da cabine futurista desde que a Renault a substituiu por poliéster reciclado de baixo carbono. Quase um terço do plástico usado vem de uma fonte sustentável, enquanto os pigmentos pretos da tinta são o subproduto das partículas de processamento capturadas na atmosfera.

O “Scenic” ficará em ‘espera’ até 2024, quando o conceito se transformará em uma versão de produção. A Renault acabou de matar a minivan de cinco lugares, enquanto a versão de sete lugares irá se aposentar ainda este ano.

ADAPTAÇÃO. Um sistema de reconhecimento facial permite abrir a porta e ajustar as configurações do veículo em função do perfil do condutor. Este sistema também oferece a possibilidade de adaptar as condições de condução a uma eventual deficiência.
Cada banco é equipado com microfones e alto-falantes para oferecer seu próprio ambiente sonoro (rádio, hi-fi, condução assistida por comando de voz), mantendo uma comunicação otimizada a bordo. A retransmissão da voz dos passageiros e do condutor e, se necessário, a amplificação da voz, facilita a comunicação entre as ocupantes do veículo, principalmente se houver um usuário com problemas auditivos.
A ausência de coluna central (entre as portas) e o assoalho plano facilitam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.