BUSCAR
BUSCAR
Assembleia Legislativa
Assembleia aprova o Dia de Enfrentamento a Psicofobia
Psicofobia, que se coloca como o medo exagerado e irracional da mente, ganhou mais uma ação de enfrentamento

15/10/2023 | 09:47

A psicofobia, que se coloca como o medo exagerado e irracional da mente, ganhou mais uma ação de enfrentamento no Rio Grande do Norte.

Por proposição do deputado Neilton Diógenes, foi aprovado na Assembleia Legislativa requerimento criando o Dia Estadual de Enfrentamento a Psicofobia, que será a data de 15 de setembro.

“As doenças da mente estão com índices assustadores, assolando e devastando vidas. Precisamos de um olhar muito atento para que os serviços públicos ofereçam tratamento. Em outra frente, necessário acabarmos com o preconceito e enfrentarmos esse problema conscientizando as pessoas e alertando sobre como prevenir e os riscos se não tratado”, destaca o deputado Neilton.

O que é psicofobia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 720 milhões de pessoas sofrem com doenças mentais em todo o mundo – aproximadamente 10% de toda a população mundial.

No Brasil, entre as dez maiores causas de afastamento do trabalho, cinco são por conta de transtornos mentais, como depressão e ansiedade, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Se somados todos os transtornos mentais, incluindo os relacionados com álcool e drogas, pelo menos 30% da população brasileira apresentou alguma condição no último ano.

O estigma com as pessoas que sofrem de doenças mentais atrapalha a busca por informações e dificulta mais ainda o tratamento. Por isso, a ABP idealizou a data de enfrentamento à psicofobia, e o Ministério da Saúde colabora na orientação da população sobre o que são e como tratar os transtornos mentais.

Cerca de 3,4 milhões de motoristas que não fizeram exame toxicológico começam a ser notificados
O alerta chegará pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). O último prazo para realização do teste é dia 30 de abril
17/04/2024 às 17:53
RN atinge 70% do volume de chuvas em abril em 15 dias
Segundo mês da quadra chuvosa registra 70% da média esperada, com previsão de continuidade
16/04/2024 às 15:19
Enem 2024: período para pedir isenção da taxa começa nesta segunda
O prazo de pedidos de isenção do Enem 2024 se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023
14/04/2024 às 17:10
Novo Código Civil deve reconhecer que animais são seres com sentimentos e direitos
Proposta vai ser debatida no Senado em sessão temática na próxima quarta-feira 17
14/04/2024 às 16:49
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.