BUSCAR
BUSCAR
Gestor
Prefeitura do Natal investe na construção de ciclovias e ciclofaixas por toda cidade
Prefeito Álvaro Dias observa que a capital não pode ficar alheia ao movimento de investir em ações de mobilidade urbana sustentáveis, limpas e que beneficiem a população
Redação
15/09/2021 | 08:33

Os espaços exclusivos para ciclistas têm ganhado espaço nas grandes cidades. As famosas magrelas são uma alternativa de transporte democrática, viável, limpa, ambientalmente sustentável, o que se reverte em qualidade de vida. Natal segue essa tendência e amplia as ciclovias e ciclofaixas por toda a cidade. A Zona Norte é a região que mais vai receber investimentos, ganhando mais 15 km de ciclovias e ciclofaixas.

Os dois últimos últimos trechos entregues pela gestão municipal foram na avenida Florianópolis, na própria Zona Norte, com uma ciclovia de 1,5 km, e outra na rua Trairi, na Zona Leste, com mais 1,4 km. A expectativa da Prefeitura é de que, até o fim do ano, a cidade alcance 105 km de estrutura cicloviária. Atualmente, Natal dispõe de 83,4 km, incluindo ciclovias e ciclofaixas.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, destaca a ação da gestão municipal e observa que a capital potiguar não pode ficar alheia ao movimento mundial de investir em ações de mobilidade urbana sustentáveis, limpas e que beneficiem a população. “É fundamental a execução de investimentos nesse setor. Sabemos que dotar a cidade de mais ciclofaixas e ciclovias gera benefícios imensuráveis. Desafoga nosso trânsito, impacta na diminuição da poluição, promove lazer, qualidade de vida e integra ainda mais o cidadão aos espaços urbanos. Vamos trabalhar muito para alcançar a meta estabelecida no nosso plano cicloviário, que prevê até 2024 a cidade contando com 150 km de áreas exclusivas para os ciclistas”, detalha.

O trabalho de implantação de novas ciclovias acontecerá em oito avenidas da Zona Norte, são elas avenida Itapetinga, Senhor do Bonfim, Pico do Cabugi, Guararapes, Cirandas, Blumenau, rua Jequiriça e Itaboraí. De acordo com o Departamento de Engenharia da STTU, os projetos estão em fase final de elaboração e serão licitados ainda neste primeiro semestre, com investimento na ordem de R$ 4 milhões. Esse trabalho avança por toda Natal e também vai alcançar as avenidas como Praia de Genipabu, Praia de Muriú, Praia de Tibau, Praia de Ponta Negra, Praia de Pirangi, Miguel Castro, Antônio Basílio, Nascimento de Castro e Amintas Barros.

O Município também conta com espaços para a utilização dos ciclistas nas avenidas Prudente de Morais, Ayrton Senna, Café Filho, Omar O´Grady e o Viaduto do Baldo, Ponte Newton Navarro, seguindo pela avenida João de Deus, no bairro de Santos Reis, pela avenida Duque de Caxias e finalizando com a conexão à ciclovia existente na avenida Rafael Fernandes (também conhecida como avenida do Contorno).

Quanto ao cumprimento do plano cicloviário de Natal, o secretário da STTU, Paulo César Medeiros, confirma que vai cumpri-lo integralmente, já que a proposta foi construída à base de muito diálogo, ouvindo todos os segmentos envolvidos e pensando no futuro da cidade. Para ele, o Municipio só tem a ganhar com a implementação de mais ciclofaixas, ciclovias e faixas compartilhadas. “Isso vai ajudar na diminuição do tráfego de veículos, melhora também o meio-ambiente com a diminuição dos gases poluentes oriundos da queima de combustível dos carros, ajuda na saúde dos usuários do transporte e ainda prolonga a vida útil da malha viária da cidade. As estatísticas apontam que 5% dos natalenses utilizam a bicicleta como meio de transporte, mas esse número poderia ser bem maior. Estamos trabalhando para ampliar esse universo”, acrescenta.

Obras na Avenida Praia de Ponta Negra

Não é só a Zona Norte que está recebendo melhorias na sua estrutura cicloviária. O bairro de Ponta Negra, principal área turística da cidade, também passa por intervenções importantes que vão abrir mais espaços exclusivos para os ciclistas. A avenida Praia de Ponta Negra está sendo completamente requalificada com a construção de estacionamentos, acessibilidade, ciclovia, pista de cooper, paisagismo, entre outros instrumentos que irão revitalizar toda a região compreendida entre o Praia Shopping e a entrada da bela enseada de Ponta Negra. As obras estão em fase de conclusão.

A STTU vem atuando ainda para dar mais segurança viária para pedestres, motociclistas e motoristas na Av. Praia de Ponta. Toda a sinalização horizontal (solo) e vertical (placas) está sendo revitalizada. Outro destaque na intervenção realizada pelo Executivo diz respeito ao incremento de um muro de arrimo – que foi adaptado para servir de assentos com bancos.

“Essa é mais uma intervenção que visa a estimular a integração da população de Natal com nossos espaços urbanos, seguindo a tese do arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, um grande defensor de que o planejamento urbano deve ajudar a criar cidades para as pessoas e a escala humana deve ser a prioridade. Em Natal, seguimos esse princípio”, ressalta o prefeito Álvaro Dias, recordando ainda que a gestão tem outras obras executadas motivadas por esse conceito, como a reforma de praças, a construção do Espaço Cultural Ruy Pereira e a repaginação do Beco da Lama, no Centro Histórico.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.