BUSCAR
BUSCAR
Educação
Álvaro Dias vai liberar a abertura das escolas privadas em Natal
Decisão foi tomada nesta quarta-feira 9 durante reunião com representantes da rede privada de ensino
Redação
09/09/2020 | 17:25

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), vai liberar a reabertura das escolas particulares da capital potiguar. A decisão foi tomada nesta quarta-feira 9 durante reunião com representantes da rede privada de ensino. Com a medida, as escolas terão manter rígidos controles sanitários, rodízio de alunos e garantia de ocupação de até 50% das salas de aula.

Segundo informações obtidas pelo Agora RN, um decreto disciplinando a reabertura das escolas privadas será publicado nesta quinta-feira 10 no Diário Oficial do Município. A data de retomada das aulas presenciais pode acontecer a partir desta sexta-feira 11.

O prefeito destacou ainda que as escolas devem oferecer aos pais a possibilidade de escolha do retorno dos filhos e aulas virtuais para aqueles que não optarem pelas aulas presenciais. A fiscalização caberá à Secretaria de Educação, Semdes, Procon, Semurb e Semsur, que poderão inclusive interditar a escola que descumprir as regras estabelecidas.

Entre as medidas que fazem parte do protocolo das escolas para o retorno às aulas presenciais estão: medição de temperatura dos alunos na entrada da escola, disponibilização de tapetes sanitizantes, sinalização de corredores, distanciamento de 1,5m das carteiras em sala de aula, divisão da turma em dois ou mais grupos e termo de responsabilidade dos pais. O protocolo completo também será publicado na edição de amanhã do Diário Oficial do Município.

“As escolas adotaram protocolos rígidos e estão empenhadas em cumprir e manter a segurança de nosso alunos, professores e demais funcionários. Defendemos uma volta gradual, com um ensino híbrido, aulas presenciais e à distância. Cada família escolhe se manda seu filho ou não para a sala de aula. E aquelas que optarem por não mandar, terão à disposição as aulas virtuais”, disse Ana Flávia Azevedo, uma das representantes das escolas.

Uma das exigências para o retorno é a necessidade da assinatura termo de compromisso pelos pais para o retorno dos alunos às escolas. Além disso, serão liberadas as instituições que têm selo de Biossegurança emitido pelo Sebrae.

Enquanto a rede privada poderá retomar as atividades, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), decidiu suspender o calendário da rede pública municipal de ensino. Com a medida, as aulas presenciais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e em todas as escolas municipais serão retomadas apenas em 2021.

*Mais informações em instantes

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.