BUSCAR
BUSCAR
Margem Equatorial

Petrobras prevê iniciar exploração da bacia da Foz do Amazonas em 2024, diz Prates

Ele defendeu que a Petrobras tem condições de explorar a região "com toda a segurança"
Nicola Pamplona
11/10/2023 | 15:17

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou nesta quarta-feira 11 que a estatal espera receber em 2024 licença para perfurar um poço em busca de petróleo na bacia da Foz do Amazonas, alvo de embate entre as áreas energética e ambiental do governo.

“Temos toda a expectativa de, ainda no primeiro semestre do ano que vem, ou mais tardar ao longo do ano, ir rumo ao Amapá”, afirmou, em evento sobre transição energética patrocinado pela própria Petrobras e pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, durante evento sobre transição energética / Foto: reprodução - Redes sociais
Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, durante evento sobre transição energética / Foto: reprodução - Redes sociais

A estatal teve negado o primeiro pedido para perfurar no litoral do Amapá, área ainda não produtora de petróleo e considerada de grande sensibilidade ambiental. A empresa recorreu da negativa, mas o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) ainda não se manifestou.

Em outro pedido de licenciamento para a região da chamada margem equatorial, o Ibama autorizou a perfuração de poços na bacia Potiguar, no litoral do Rio Grande do Norte, área que já tem produção de petróleo.

A autorização foi celebrada pelo governo como um passo no sentido de liberar a exploração em toda a margem, mas a área ambiental do governo defende a necessidade de avaliação ambiental mais ampla para avaliar a atividade em áreas ainda virgens.

No seminário desta segunda, o BNDES reforçou a defesa da exploração de petróleo na margem equatorial. “É talvez a última grande fronteira de petróleo que a gente tem”, disse o presidente do banco estatal, Aloizio Mercadante.

Ele defendeu que a Petrobras tem condições de explorar a região “com toda a segurança” e que “precisamos descobrir novas reservas, com todo o respeito ao Ibama”. “Vamos estar juntos [com a Petrobras] na margem equatorial”, concluiu.

Prates e Mercadante reforçaram o argumento da “transição energética justa”, usado pela indústria do petróleo na defesa de que os recursos da exploração da margem equatorial são necessários para financiar investimentos na transição para energias renováveis.

Mercadante e Prates em conversa / Foto: reprodução - Redes
Mercadante e Prates em conversa / Foto: reprodução – Redes

Acenaram também com recursos de participações governamentais para preservação da floresta, embora mudanças na destinação dos royalties do petróleo demandem processos legislativos.

Prates alega ainda que a perfuração de um primeiro poço não significa necessariamente que a costa do Amapá terá produção de petróleo. Antes, afirmou, eventuais descobertas precisam ser dimensionadas com novos poços.

“E o Brasil precisará tomar a decisão, depois de confirmada a reserva, se quer produzir ou não”, continuou. “Se isso não acontecer agora, não acontecerá mais. E se não acontecer com a Petrobras, não acontecerá com ninguém mais.”

PSDB de Parnamirim decide permanecer na base de apoio de Taveira
Articulação junto ao PSDB foi realizada pelo deputado estadual Taveira Júnior (União Brasil)
18/05/2024 às 13:05
Isolda mantém nome na disputa em Mossoró:“Estamos no jogo”
Deputada estadual reafirma compromisso do PT com candidatura própria, mas mantém diálogo com outras forças políticas para unificar a oposição e enfrentar o prefeito Allyson
18/05/2024 às 07:02
Carlos Eduardo não deve recorrer de decisão que absolveu Rogério Marinho
Ex-prefeito é aconselhado a focar nas eleições municipais após TRE-RN absolver Marinho de acusação de abuso de poder econômico e político
18/05/2024 às 07:00
Presidente do PSDB confirma Datena como pré-candidato do partido a prefeito de São Paulo
Agora, o partido trabalhará com a possibilidade de uma chapa-pura para a disputa municipal
17/05/2024 às 21:59
Moraes pede que PGR avalie arquivamento de inquérito contra Bolsonaro
Ação investiga denúncia de interferência do ex-presidente na PF
17/05/2024 às 21:38
Toffoli gasta R$ 100 mil do STF com diárias de um segurança em Londres e Madri
Supremo diz que contratar segurança no exterior é mais caro; quantia corresponde ao pagamento de 25 diárias
17/05/2024 às 19:26
Zanin suspende por 60 dias decisão que barrou desoneração da folha
Zanin suspende por 60 dias decisão que barrou desoneração da folha
17/05/2024 às 19:15
Bolsonaro pede indenização de R$ 50 mil a Boulos por falas sobre morte de Marielle Franco
Além do pagamento em dinheiro, o ex-presidente pede que Boulos se retrate nas redes sociais
17/05/2024 às 12:54
General Girão se defende: “Não vi preocupação com o povo gaúcho”
Girão foi apontado pelo Psol como disseminador de desinformação e notícias falsas sobre os resgates dos atingidos pela tragédia climática no Rio Grande do Sul
17/05/2024 às 08:11
Barroso propõe tese para evitar assédio judicial contra jornalistas e imprensa
STF vai continuar na quarta-feira 22 julgamento de ações propostas por associações de jornalismo contra a prática usada para constranger profissionais
16/05/2024 às 20:42
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.