BUSCAR
BUSCAR
Probiótico
Pesquisa no RN desenvolve bebida láctea a partir do caju e soro do leite
Produto é fruto de uma pesquisa realizada pela aluna do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia (PPGB-UnP)
Redação
21/10/2020 | 05:18

Uma bebida láctea fermentada com lactobacilos vivos foi produzida por meio da polpa do caju e soro do leite, que seria descartado pela indústria de laticínios do Rio Grande do Norte. O produto é fruto de uma pesquisa realizada pela aluna do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia (PPGB-UnP), Flávia Roberta Monteiro, sob a orientação da professora Dra. Heryka Myrna Maia Ramalho.

A criação do probiótico aconteceu a partir da adição da polpa de caju em diferentes concentrações do soro do leite, descarte orgânico de empresas produtoras de queijos da região Seridó potiguar. O que seria rejeitado originou uma bebida probiótica com alto nível de aceitação, passando em todos as avaliações sensoriais. Além da importância de criar um novo probiótico, a pesquisa representa uma melhoria no desempenho ambiental das empresas, uma vez que esses rejeitos orgânicos impactam diretamente na natureza.

Os resultados do projeto comprovaram que é possível reaproveitar subprodutos da indústria alimentícia e desenvolver novos alimentos com elevado valor nutricional. A pesquisa demonstra ainda que produtos desenvolvidos com a utilização de recursos biotecnológicos podem ser importantes para o setor econômico.

Os probióticos são microrganismos vivos benéficos à saúde, que agem favorecendo a presença de bactérias boas do organismo humano e diminuem a concentração de bactérias ruins (patogênicas e putrefativas) e microrganismos indesejáveis. Eles equilibram a flora intestinal, o colesterol, ativando a imunidade humoral e celular, aumentando a digestão da lactose, reduzindo a insônia e prevenindo a constipação e o estresse.

A pesquisa foi publicada neste mês em Revista Qualis A, “Resarch, Society and Development.”, em parceria com os pesquisadores do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia (PPGB-UNP). O artigo intitulado “Probiotic fermented milk drink added with cashew pulp (Anacardium occidentale): formulation, physicochemical, microbiological and sensory characteristics” foi resultado do projeto de pesquisa desenvolvido pela aluna Flávia no período do mestrado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.