BUSCAR
BUSCAR
Saúde
Para atender recomendação do MPF, Natal inicia vacinação de indígenas contra Covid-19 nesta sexta
Município devolveu doses destinadas à população, que fazem parte dos grupos prioritários de vacinação no Plano de Imunização Nacional
Redação
04/03/2021 | 17:29

A Prefeitura do Natal vai iniciar a vacinação dos indígenas nesta sexta-feira 5. A ação é atende a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF), que analisou o fato do município ter devolvido as doses destinadas à população em questão.

Atualmente, há 80 doses disponíveis, o que não é suficiente para atender a população composta por cerca de 170 indígenas de 57 famílias que vivem no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte da capital.

Os indígenas fazem parte dos grupos prioritários de vacinação no Plano de Imunização Nacional, do Ministério da Saúde, pela população ser considerada de alta vulnerabilidade social.

A vacinação dos indígenas começou há cerca de uma semana em oito municípios potiguares, que receberam 2.920 doses das vacinas de Oxford/AstraZeneca destinadas a esse grupo, no dia 24 de fevereiro. São eles: Goianinha, Baía Formosa, Assu, Apodi, João Câmara, Jardim de Angicos, Macaíba e Natal

Na última terça-feira 2, o MPF recomendou ao secretário de saúde de Natal a destinação imediata de vacinas contra a Covid-19 aos povos indígenas que vivem na capital potiguar. O prazo para retratação da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) e adoção de providências era de 48 horas.

A instituição afirmava que não sendo possível a recuperação das vacinas dispensadas, o município deve fazer a reposição com recursos próprios. 

No dia 2 de março, então, o MPF recomendou à Secretaria Municipal de Saúde de Natal que iniciasse imediatamente a vacinação dos povos indígenas que vivem na capital potiguar, incluindo 28 venezuelanos da etnia Warao. Foi concedido o prazo de 48 horas para retratação da SMS Natal e adoção de providências.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.