BUSCAR
BUSCAR
Pandemia
Hospital de Natal receberá dez pacientes transferidos do Amazonas, garante governo
Dez enfermos serão transferidos para capital potiguar por causa caos na Saúde no Estado amazonense, com hospitais superlotados
Redação
14/01/2021 | 14:44

O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), em Natal, receberá 10 pacientes transferidos do Amazonas, que enfrenta colapso no sistema de saúde local, segundo informou o governador amazonense Wilson Lima nesta quinta-feira 14. A informação foi confirmada com exclusividade ao Agora RN pela Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap).

A capital amazonense passa por um aumento dramático no número de casos, internações e mortes por Covid-19: média móvel de mortes cresceu 183% nos últimos 7 dias. Os hospitais estão lotados e sem oxigênio para os pacientes. Ainda não há data para transferência.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, visitou o Amazonas nesta semana e afirmou que Manaus é “prioridade nacional neste momento”.

Além do RN, de acordo com o governador Wilson Lima, os lugares que devem atender pacientes amazonenses são: Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília e Paraíba.

O governo diz ter feito um estudo dos estados para decidir quais participariam do acolhimento aos pacientes para que não sobrecarregassem a rede assistencial de outros locais.

O Coronel Franco Duarte, representante do Ministério da Saúde, afirmou que serão transportados pacientes com estado de saúde considerado em fase moderada da doença.

“Todos estamos voltados para o foco no paciente, para que a gente tenha sucesso e que chegue no destino com toda a segurança e o acolhimento que o nosso doente tem que ter, que é o acolhimento de excelência”, disse.

Um dos primeiros estados a receber pacientes do Amazonas é o Piauí. Na manhã desta quinta, 30 pacientes de Manaus com Covid-19 foram encaminhados para Teresina.

Confira a nota da Sesap/RN:

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que o Rio Grande do Norte receberá dez pacientes que serão transferidos da rede estadual de saúde do Amazonas para o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).

Os pacientes serão transferidos pelo Ministério da Saúde, Forças Armadas e Governo do Amazonas e o Governo do RN está a postos e se coloca à disposição para auxiliar na chegada e assistência dos pacientes.

Ressalta-se que, levando em consideração o alerta epidemiológico de registros de casos de uma nova variante da Covid-19 no Amazonas, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Sesap e o Laboratório Central de Saúde Pública do RN (Lacen) se organizam para execução de ações que conduzirão o processo de sequenciamento genético das amostras dos pacientes que tiverem coletado RT-PCR no estado de origem.

As equipes irão estabelecer o fluxo em parceria com o Laboratório de Virologia da UFRN, que mantém articulação com a Fiocruz, para o sequenciamento dessas amostras e identificação da Cepa do vírus SARS-CoV-2.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.