BUSCAR
BUSCAR
Conscientização
Mossoró: Campanha educativa orienta população sobre descarte correto de lixo
Ação serviu para orientar os comerciantes e a população a não descartarem lixo no canteiro central da via
Redação
18/10/2023 | 12:46

O descarte correto de resíduos sólidos foi tema de uma ação educativa promovida pela Prefeitura Municipal de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SEMURB), na avenida Lauro Monte e na rua José Damião, ambas no bairro Santo Antônio; e na avenida João da Escóssia, no bairro Nova Betânia. A ação, coordenada pela Gerência de Educação Ambiental, contou com participação de integrantes do Tiro de Guerra 07-010 e serviu para orientar os comerciantes e a população a não descartarem lixo no canteiro central da via.

“O objetivo maior dessa parceria com o destacamento do Exército Brasileiro é de melhorar e ampliar as ações do programa ‘Mossoró Limpa’. Nós estamos com três pilares importantes para a população ter conhecimento. O primeiro é de conscientizar a população. O segundo é a gente aumentar o número de equipes para fortalecer a limpeza, e o terceiro pilar seria o de fiscalizar. A gente educa, limpa e depois fiscaliza se realmente o cidadão está contribuindo para a limpeza da cidade”, declarou Miguel Rogério, titular de Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

Miguel Rogério, Secretário Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos - Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)
 Miguel Rogério, Secretário Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos – Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A princípio, o trabalho consiste numa proposta educativa que visa orientar os comerciantes e a população a descartarem seus resíduos nos horários e dias apropriados e em locais adequados.

Para o comerciante Walter Ferreira, a iniciativa é muito importante para manter a cidade limpa. A participação da população é fundamental. “É boa essa parceria que vocês estão tendo agora com o Tiro de Guerra e o pessoal da limpeza. Essa orientação ao público sobre o descarte do lixo tem que ter os horários apropriados para não botar o lixo antes da hora”, disse.

Walter Ferreira, comerciante - Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)
 Walter Ferreira, comerciante – Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Márcia Egina, gerente executiva de Educação Ambiental, destaca a importância da campanha educativa que integra o programa “Mossoró Limpa”. “Hoje estamos em um trabalho socioeducativo, realizado aqui no bairro Santo Antônio, informando à população sobre a importância da destinação correta dos resíduos, informando os dias e horários da coleta pública e sensibilizando porta a porta as pessoas sobre a importância de destinar corretamente os seus resíduos, evitando o descarte incorreto na rua, nos canteiros, nas praças”, enfatizou.

Márcia Egina, Gerente Executiva de Educação Ambiental - Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)
Márcia Egina, Gerente Executiva de Educação Ambiental – Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)
Enem 2024: período para pedir isenção da taxa começa nesta segunda
O prazo de pedidos de isenção do Enem 2024 se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023
14/04/2024 às 17:10
Novo Código Civil deve reconhecer que animais são seres com sentimentos e direitos
Proposta vai ser debatida no Senado em sessão temática na próxima quarta-feira 17
14/04/2024 às 16:49
Programa Celular Seguro chega a 40 mil bloqueios após alertas de usuários
Programa Celular Seguro ultrapassou a marca de 40 mil alertas de bloqueios referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos
14/04/2024 às 16:33
Professores de universidades federais anunciam greve a partir desta segunda; veja lista
UFRN e UFERSA não estão na lista das 18 universidades federais cujos professores anunciaram greve
14/04/2024 às 16:09
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.