BUSCAR
BUSCAR
Cidades

Moradores da Zona Norte de Natal temem acidentes com cratera: “Sempre reabrindo”

Av. Pedro Álvares Cabral, no Parque dos Coqueiros, sofre há anos com cratera aberta, atrapalhando pedestres e motoristas
Daniel Guimarães
21/09/2023 | 08:35

Ao lado de uma lagoa de captação, crianças não brincam mais, carros não trafegam como antes e a comunidade do conjunto Parque dos Coqueiros, na Zona Norte de Natal, teme que aconteça uma tragédia. Uma cratera tem se formado há dois anos, segundo os moradores, e agora tornou-se parte da Avenida Pedro Álvares Cabral, em uma área comprometida por um desabamento.

Apesar de reparos terem sido realizados no início deste ano, os moradores afirmam que as medidas adotadas não foram suficientes para resolver o problema. Pelo contrário, a cratera continuou a crescer, aumentando o risco de novos desabamentos.

Prefeitura de Natal se comprometeu a enviar equipe a Zona Norte para isolar a área comprometida. Foto: José Aldenir.
Prefeitura de Natal se comprometeu a enviar equipe a Zona Norte para isolar a área comprometida. Foto: José Aldenir.

“O buraco já existia. Eles fecharam, mas ficou mal feito. Deu outra chuva e abriu. Ficou pior do que era. Isso aqui já faz muito tempo. Há anos que está aqui, sempre reabrindo”, disse a moradora Elisângela.

O morador Jean Ferreira, de 49 anos, também criticou a qualidade dos reparos, afirmando que apenas colocaram areia no local, o que não impediu a repetição do problema. “Eles só fazem botar areia, aí quando a água vem e chove mesmo nessa lagoa, aí cai e abre de novo. É o mesmo que enxugar gelo. Tudo aí está desmantelado”

Para os moradores, caso representa falta de respeito com a comunidade do bairro. Foto: José Aldenir.
Para os moradores, caso representa falta de respeito com a comunidade do bairro. Foto: José Aldenir.

A equipe do AGORA RN visitou o trecho e observou que o local está com faixas de isolamento, mas sem placas que indiquem a recuperação do trecho. Segundo os moradores, famílias com crianças e animais passam diariamente próximo a área comprometida, aumentando o temor por um desabamento total.

Para Cícera Gomes, 48 anos, moradora do Parque dos Coqueiros há mais de 20 anos, o caso representa uma falta de respeito com a comunidade: “Isso assusta qualquer um. Uma criança passando para o colégio pode cair e morrer. É um absurdo. O local está todo comprometido. Um carro pode estar passando apressado e cai em um negócio desse. É um absurdo. É uma falta de respeito a população.”

Atualmente, apenas uma faixa da avenida está em uso, já que metade dela cedeu devido ao desabamento. Um poste permanece na área comprometida da calçada, tornando a situação ainda mais perigosa para os pedestres.

“Se passar um caminhão, é arriscado ter um acidente. Eu nem lembro quanto tempo está aqui, faz muito tempo que está nesse estado. A cada minuto que passa um carro pode afundar a qualquer momento. É um perigo para as crianças que passam por aqui. A gente fica com muito medo”, disse a moradora Eliane Linhares, 55.

Eliane, moradora da Zona Norte, explica que cratera pode ser um grande risco. Foto: José Aldenir.
Moradora da Zona Norte afirma que cratera pode gerar acidentes fatais. Foto: José Aldenir.

A moradora afirmou que motoristas que estiverem distraídos ou que não conhecem o local podem cair. “É fatal. Pode acabar acontecendo um acidente. O poste a qualquer momento também pode ‘arriar’. Está um caos.”

Já Djalma Graciano, 66, acredita que a situação só será resolvida no próximo ano, durante o período eleitoral, e expressou seu desânimo: “Desta vez, vai fazer um ano que está assim. Acho que há uns 8 meses que abriu desta vez. Nós achamos que só vai ser feito próximo ano [obra], quando é tempo de política. É eleição, e aí eles [políticos] vêm procurar o povo.”

Cratera engole metade da Av. Pedro Alvares Cabral, no Conjunto Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal / Foto: José Aldenir
Cratera engole metade da Av. Pedro Alvares Cabral, no Conjunto Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal / Foto: José Aldenir

O que diz a Prefeitura. Procurada pelo AGORA RN, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) informou que o projeto de reforma, juntamente com o orçamento, está em fase final de elaboração pelo setor de Conservação. A previsão é que seja concluído até a próxima semana. A pasta também se comprometeu a enviar uma equipe ao local para isolar completamente a área comprometida, visando garantir a segurança dos moradores.

 

Caso Siafi: Governo estima desvios de R$ 3,5 milhões e 200 tentativas de pagamentos ilegais
No governo, a desconfiança é que a invasão tenha sido feita por uma técnica chamada "phishing"
23/04/2024 às 17:53
Vídeo: Cachorro é entregue morto a tutor após falha de companhia aérea
A GOL Linhas Aéreas admitiu que o desvio da rota do cachorro Joca para Fortaleza foi o resultado de uma falha operacional
23/04/2024 às 16:14
UFRN prevê retomada de obras da antiga Faculdade de Direito ainda este semestre
Reforma e restauração do prédio da antiga Faculdade de Direito foi paralisada para cumprimento de novos projetos solicitados pelo Iphan
23/04/2024 às 13:20
Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades
Com 2,1 milhões de inscritos, certame selecionará 6,6 mil servidores
22/04/2024 às 21:34
Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira
Solicitações devem ser feitas pela Página do Participante
22/04/2024 às 17:40
Justiça Federal do RN debate demandas sobre cotas para pardos em concursos públicos
Debate vem do aumento da demanda, na Justiça Federal do RN, sobre os questões envolvendo a designação de "pardos" em concursos públicos.
22/04/2024 às 14:44
Bairro Nordeste recebe serviço gratuito de mamografia oferecido pela SMS Natal
De 22 a 26 de abril, os serviços de mamografia estão sendo ofertados na Unidade de Saúde Bairro Nordeste
22/04/2024 às 10:01
IBGE: 1% mais rico ganha 39,2 vezes mais do que 40% mais pobres
Os dados a respeito da renda da população residente no Brasil constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE
19/04/2024 às 21:57
Pesquisa de residente do Huol-UFRN conquista 3º lugar no prêmio nacional União Química
O estudo na área da Anestesiologia trouxe evidências sobre a utilização eficaz da metadona no controle da dor em cirurgia bariátrica
19/04/2024 às 15:56
DPU cria grupo de assistência a indígenas, negros e quilombolas em processos judiciais
Medida cumpre a missão da defensoria de prestar atendimento jurídico integral e gratuito às populações vulneráveis
19/04/2024 às 14:14
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.