Ao lado de uma lagoa de captação, crianças não brincam mais, carros não trafegam como antes e a comunidade do conjunto Parque dos Coqueiros, na Zona Norte de Natal, teme que aconteça uma tragédia. Uma cratera tem se formado há dois anos, segundo os moradores, e agora tornou-se parte da Avenida Pedro Álvares Cabral, em uma área comprometida por um desabamento.
Apesar de reparos terem sido realizados no início deste ano, os moradores afirmam que as medidas adotadas não foram suficientes para resolver o problema. Pelo contrário, a cratera continuou a crescer, aumentando o risco de novos desabamentos.
![Moradores da Zona Norte de Natal temem acidentes com cratera: “Sempre reabrindo” Prefeitura de Natal se comprometeu a enviar equipe a Zona Norte para isolar a área comprometida. Foto: José Aldenir.](https://agorarn.com.br/files/uploads/2023/09/Buraco-Av-Pedro-Alvares-Cabral-Parque-dos-Coqueiros-9-930x524.jpg)
“O buraco já existia. Eles fecharam, mas ficou mal feito. Deu outra chuva e abriu. Ficou pior do que era. Isso aqui já faz muito tempo. Há anos que está aqui, sempre reabrindo”, disse a moradora Elisângela.
O morador Jean Ferreira, de 49 anos, também criticou a qualidade dos reparos, afirmando que apenas colocaram areia no local, o que não impediu a repetição do problema. “Eles só fazem botar areia, aí quando a água vem e chove mesmo nessa lagoa, aí cai e abre de novo. É o mesmo que enxugar gelo. Tudo aí está desmantelado”
![Para os moradores, caso representa falta de respeito com a comunidade do bairro. Foto: José Aldenir. Para os moradores, caso representa falta de respeito com a comunidade do bairro. Foto: José Aldenir.](https://agorarn.com.br/files/uploads/2023/09/Buraco-Av-Pedro-Alvares-Cabral-Parque-dos-Coqueiros-24-1024x678.jpg)
A equipe do AGORA RN visitou o trecho e observou que o local está com faixas de isolamento, mas sem placas que indiquem a recuperação do trecho. Segundo os moradores, famílias com crianças e animais passam diariamente próximo a área comprometida, aumentando o temor por um desabamento total.
Para Cícera Gomes, 48 anos, moradora do Parque dos Coqueiros há mais de 20 anos, o caso representa uma falta de respeito com a comunidade: “Isso assusta qualquer um. Uma criança passando para o colégio pode cair e morrer. É um absurdo. O local está todo comprometido. Um carro pode estar passando apressado e cai em um negócio desse. É um absurdo. É uma falta de respeito a população.”
Atualmente, apenas uma faixa da avenida está em uso, já que metade dela cedeu devido ao desabamento. Um poste permanece na área comprometida da calçada, tornando a situação ainda mais perigosa para os pedestres.
“Se passar um caminhão, é arriscado ter um acidente. Eu nem lembro quanto tempo está aqui, faz muito tempo que está nesse estado. A cada minuto que passa um carro pode afundar a qualquer momento. É um perigo para as crianças que passam por aqui. A gente fica com muito medo”, disse a moradora Eliane Linhares, 55.
![Buraco Av Pedro Alvares Cabral Parque dos Coqueiros (3) Eliane, moradora da Zona Norte, explica que cratera pode ser um grande risco. Foto: José Aldenir.](https://agorarn.com.br/files/uploads/2023/09/Buraco-Av-Pedro-Alvares-Cabral-Parque-dos-Coqueiros-3-1024x678.jpg)
A moradora afirmou que motoristas que estiverem distraídos ou que não conhecem o local podem cair. “É fatal. Pode acabar acontecendo um acidente. O poste a qualquer momento também pode ‘arriar’. Está um caos.”
Já Djalma Graciano, 66, acredita que a situação só será resolvida no próximo ano, durante o período eleitoral, e expressou seu desânimo: “Desta vez, vai fazer um ano que está assim. Acho que há uns 8 meses que abriu desta vez. Nós achamos que só vai ser feito próximo ano [obra], quando é tempo de política. É eleição, e aí eles [políticos] vêm procurar o povo.”
![Cratera engole metade da Av. Pedro Alvares Cabral, no Parque dos Coqueiros / Foto: José Aldenir Cratera engole metade da Av. Pedro Alvares Cabral, no Conjunto Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal / Foto: José Aldenir](https://agorarn.com.br/files/uploads/2023/09/Buraco-Av-Pedro-Alvares-Cabral-Parque-dos-Coqueiros-72-1024x678.jpg)
O que diz a Prefeitura. Procurada pelo AGORA RN, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) informou que o projeto de reforma, juntamente com o orçamento, está em fase final de elaboração pelo setor de Conservação. A previsão é que seja concluído até a próxima semana. A pasta também se comprometeu a enviar uma equipe ao local para isolar completamente a área comprometida, visando garantir a segurança dos moradores.