BUSCAR
BUSCAR
Educação

Mais de 113 mil candidatos farão o Enem 2025 neste domingo no Rio Grande do Norte

Estado tem aumento de quase 11% nas inscrições em relação a 2024; Natal concentra mais de 33 mil participantes
Redação
09/11/2025 | 10:18

Mais de 113,2 mil candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 são esperados neste domingo 9 nos locais de prova do Rio Grande do Norte, primeiro dia de aplicação do exame. O número é quase 11% maior que o registrado em 2024, quando o estado teve 102.090 inscritos.

O Enem será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro.

Ansiedade antes do Enem: como o cérebro reage e o que fazer
Mais de 113 mil candidatos farão o Enem 2025 no Rio Grande do Norte neste domingo 9; Natal concentra o maior número de inscritos - Foto: José Aldenir/Agora RN

Neste domingo (9), os participantes responderão a 90 questões objetivas das áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. No segundo dia (16), serão aplicadas mais 90 questões, de Matemática e Ciências da Natureza.

Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham às 13h. Após esse horário, não será permitida a entrada. A prova começa às 13h30 e segue o horário oficial de Brasília. No primeiro dia, o exame termina às 19h, com duração total de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, termina às 18h30, com duração de 5 horas.

A saída das salas é permitida a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões. Somente faltando 30 minutos para o fim da prova é possível deixar o local com o material: após as 18h30 no primeiro dia e após as 18h no segundo.

Horários do Enem (horário de Brasília)

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término no 1º dia (09/11): 19h
  • Término no 2º dia (16/11): 18h30

Transporte gratuito em Natal
A Prefeitura de Natal anunciou gratuidade no transporte público para estudantes durante os dois dias de aplicação do Enem. Para ter acesso, o estudante deve apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE) ou o cartão de inscrição do exame.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), a operação do transporte contará com 717 viagens distribuídas em 37 linhas.

Distribuição das inscrições
Das 113,2 mil inscrições no estado, mais de 33,7 mil são de Natal. Mossoró tem 11,5 mil inscritos; Parnamirim, 7,4 mil; e Pau dos Ferros, 4,2 mil. As quatro cidades concentram mais da metade dos participantes do Rio Grande do Norte.

As mulheres representam a maioria entre os candidatos. São 66 mil inscritas, o que corresponde a 58,34% do total.

Entre os participantes, 31.445 estão concluindo o ensino médio em 2025, o que representa cerca de 27% do total. Outros 58.892 já finalizaram os estudos. Há ainda 21,3 mil treineiros — estudantes que ainda não concluem o ensino médio neste ano — e 1,4 mil pessoas que informaram não ter cursado nem concluído essa etapa de ensino.

NOTÍCIAS RELACIONADAS