BUSCAR
BUSCAR
Inelegível

Maioria do TSE condena Bolsonaro à inelegibilidade por oito anos

Ex-presidente fica impedido de disputar eleições até 2030
Agência Brasil
30/06/2023 | 12:58

A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou, nesta sexta-feira 30, o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade pelo período de oito anos. Com o entendimento, o ex-presidente ficará impedido de disputar as eleições até 2030. Cabe recurso contra a decisão. ebcebc

Após quatro sessões de julgamento, o placar de 4 votos a 1 contra o ex-presidente foi alcançado com o voto da ministra Cármen Lúcia. O julgamento segue para a leitura dos votos do ministro Nunes Marques e do presidente, Alexandre de Moraes, últimos a serem proferidos.

Ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

No início da sessão, a ministra adiantou que vai acompanhar os demais ministros que proferiram os votos desfavoráveis a Bolsonaro. Ela prossegue a leitura do voto.

O TSE julga a conduta de Bolsonaro durante reunião realizada com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação. A legalidade do encontro foi questionada pelo PDT.

Conforme o entendimento já firmado, Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O ex-presidente fez a reunião dentro do Palácio da Alvorada. Além disso, houve transmissão do evento nas redes sociais de Bolsonaro e pela TV Brasil, emissora pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Nas sessões anteriores, o relator, Benedito Gonçalves, e os ministros Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares também votaram pela condenação.

Raul Araújo abriu a divergência e votou para julgar improcedente ação contra o ex-presidente por entender que a reunião não teve gravidade suficiente para gerar condenação à inelegibilidade.

“A reunião não foi tamanha a ponto de justificar a medida extrema da inelegibilidade. Especulações e ilações outras não são suficientes para construir o liame causal e a qualificação jurídica do ato abusivo. O comportamento contestado leva à inescapável conclusão pela ausência de gravidade suficiente”, concluiu.

Braga Netto

Todos os ministros que já votaram absolveram o general Braga Netto, candidato à vice-presidente na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022. Todos os ministros entenderam que ele não teve relação com a reunião. O nome dele foi incluído no processo pelo PDT.

Álvaro Dias acusa Fátima Bezerra de perseguição política: “Vá trabalhar”
Ex-prefeito de Natal afirma que governadora do RN tenta prejudicar a capital e obstruir recursos federais
15/02/2025 às 17:43
Bolsonaro diz que eleição sem ele “nega a democracia” e nega golpe
Ex-presidente, inelegível por 8 anos, critica decisão do TSE e nega acusações de tentativa de golpe em 2022
15/02/2025 às 16:10
Municípios com dívidas ao INSS podem parcelar débitos em até 25 anos
PEC 66/2023, aprovada no Senado, propõe novo parcelamento para dívidas previdenciárias e precatórios, com prazos de até 30 anos
15/02/2025 às 15:56
Lula diz que pode ser candidato em 2026 se estiver com ‘100% de saúde e energia
"Eu tenho 79 anos, tenho que ter consciência comigo mesmo", afirmou Lula
15/02/2025 às 07:25
Três deputados do RN assinam PEC para instituir semipresidencialismo
Dos oito deputados potiguares, assinam o texto: Benes Leocádio (União), General Girão (PL) e Robinson Faria (PL). Ao todo, a PEC já tem 179 assinaturas
15/02/2025 às 07:08
Paulinho minimiza dívida herdada e diz que gestão trabalha para reduzir passivo e manter serviços
Prefeito diz que contas estão sendo organizadas e que equilíbrio fiscal não pode comprometer serviços essenciais
15/02/2025 às 05:05
Governadora Fátima troca secretária de Turismo e nomeia ex-prefeita para o cargo
Ex-prefeita de Jandaíra substitui Solange Portela, que assume como adjunta; Fátima Bezerra anuncia mudança em rede social
14/02/2025 às 19:30
Aprovação do governo Lula cai para 24%, menor índice em seus mandatos
Datafolha aponta queda de 11 pontos percentuais em dois meses; 41% avaliam gestão como ruim ou péssima
14/02/2025 às 18:21
Vereador de Assú pede união política para impulsionar turismo e infraestrutura da cidade
Parlamentar destaca potencial da Lagoa do Piató e defende investimentos estruturais
14/02/2025 às 17:30
“Discursar na Câmara é falar para ninguém”, desabafa deputada do RN
Parlamentar critica desatenção no plenário e defende mais rigor no regimento da Câmara
14/02/2025 às 16:26