BUSCAR
BUSCAR
Política

Maduro elogia Lula após presidente dizer que não questionará Justiça da Venezuela

Após crise diplomática com o Brasil, presidente venezuelano afirmou que fala em entrevista é “ponto a favor de Lula”
Redação
12/11/2024 | 14:48

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou na segunda-feira 11 que o chefe de Estado brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez uma “reflexão sábia” ao afirmar que não pode questionar a Suprema Corte da Venezuela.

“Estive vendo [as declarações de Lula] nesta manhã, achei muito bom. Concordo com Lula. Cada país tem que buscar a maneira de resolver seus assuntos, seus conflitos, seus problemas. O Brasil com suas instituições e sua dinâmica nacional, soberana e a Venezuela com nossas instituições e nossa dinâmica também soberana”, expressou o chavista.

Capturar
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente do Brasil, se reúne com Nicolás Maduro, presidente da Venezuela - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Maduro disse considerar que a fala do presidente brasileiro foi “sábia”. “Acho que foi uma reflexão sábia de Lula, poderia dizer: ponto a favor do Lula”, elogiou.

As declarações do presidente venezuelano se referem à entrevista veiculada neste domingo pela RedeTV, na qual Lula afirmou não poder questionar o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela, que ratificou a suposta vitória de Maduro nas eleições presidenciais de 28 de julho.

“Eu não tenho o direito de ficar questionando a Suprema Corte de outro país, porque eu não quero que nenhum país fique questionando a minha Suprema Corte, mesmo quando ela erra. Mesmo quando ela faz como fez comigo de não deixar eu ser candidato em 2018”, expressou o presidente brasileiro.

Na entrevista, Lula também pontuou que “Maduro é um problema da Venezuela, não do Brasil”.

Ele citou a nota conjunta com a Colômbia, na qual ambos os países afirmaram que a credibilidade do processo eleitoral venezuelano somente poderá ser restabelecida mediante a publicação transparente dos dados detalhados e verificáveis.

“Ele [Maduro] deveria ter mandado a nota para o Conselho Nacional Eleitoral que foi criado por ele próprio (…) ele não mostrou, foi direto para a Suprema Corte”, comentou.

“Eu quero que a Venezuela viva bem, que eles cuidem do povo com dignidade, e eu vou cuidar do Brasil. O Maduro cuida deles, o povo venezuelano cuida do Maduro, eu cuido do Brasil e vamos seguir em frente”, completou Lula.

As declarações de Maduro em aprovação à postura de Lula sobre a Venezuela acontecem depois de uma crise diplomática entre os países — o Brasil vetou a entrada do país vizinho nos Brics, o bloco de nações emergentes.

Após diversas declarações de autoridades venezuelanas com acusações contra o Itamaraty e Celso Amorim, assessor especial de Lula para assuntos internacionais, a Polícia Nacional Bolivariana publicou em suas redes sociais uma montagem com uma imagem borrada do petista, em frente à bandeira brasileira, com a afirmação “quem se mete com a Venezuela se dá mal”.

Após a publicação, o Itamaraty, que estava evitando responder às provocações de Maduro e de seu gabinete, afirmou em nota que o governo brasileiro considerou “ofensivas” as manifestações de autoridades venezuelanas em relação ao Brasil e aos símbolos nacionais.

A nota do Ministério das Relações Exteriores brasileiro destaca que o governo do país vizinho optou por “ataques pessoais e escaladas retóricas, em substituição aos canais políticos e diplomáticos”, e que as ações da Venezuela não correspondem à “forma respeitosa” com que o Brasil trata o país e os venezuelanos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Carlos divulga vídeo de Jair Bolsonaro chorando ao assistir à posse de Trump; veja
Ex-presidente acompanhou a cerimônia pela TV após ter pedido para viajar aos EUA negado pela Justiça
21/01/2025 às 19:11
Motorista de aplicativo do RN é preso por violência sexual contra passageira em Fortaleza
Suspeito desviou rota para matagal e foi detido em flagrante após reação da polícia.
21/01/2025 às 18:13
Após PPP para Ponta Negra, líder governista defende subprefeitura para a região
Vereador enfatiza que a economia da cidade depende fortemente do turismo e que os corredores turísticos precisam de cuidados especiais
21/01/2025 às 11:30
Vereadora questiona início de gestão de Nilda Cruz: “Parnamirim precisa de segurança e clareza”
Parlamentar critica falta de ações e ausência de decretos que transmitam segurança à população, enfatizando a necessidade de clareza e planejamento no governo
21/01/2025 às 11:19
Michelle e Eduardo Bolsonaro assistem posse de Trump de fora do Capitólio
Jair Bolsonaro ficou impedido de comparecer à cerimônia devido à retenção de seu passaporte, em decorrência de uma decisão judicial
21/01/2025 às 10:34
Paulinho Freire veta lei que garantia imunidade tributária para terreiros
Vereador Daniel Valença escreveu que a gestão de Paulinho Freire “não prioriza a justiça social e o combate ao racismo religioso”
21/01/2025 às 07:08
Rogério lança plano de percorrer o RN e assume protagonismo para 2026
Senador da República e presidente do PL no RN critica cenário estadual e define candidatura ao governo como uma ‘missão para recolocar o estado nos trilhos’
21/01/2025 às 05:33
Oposição a Allyson racha em Mossoró e PL e PSDB tomam liderança do PT
Vereadores liderados por Jailson Nogueira anunciaram a formação de bloco independente e assumiram liderança da oposição, anteriormente declarada pelo PT
21/01/2025 às 05:18
César: Com engorda de Ponta Negra, Carnaval de Pirangi precisa se destacar
César Maia (MDB), presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, sugere que cidade mantenha a relevância da festa, mesmo com concorrência de Ponta Negra
21/01/2025 às 05:02
Musk é acusado de gesto nazista em evento de Trump; veja
Bilionário levanta braço em gesto polêmico e discursa sobre planos para o governo republicano
20/01/2025 às 20:43