BUSCAR
BUSCAR
Declaração

Lira diz que Orçamento “pertence a todos”, não apenas ao Executivo

Presidente da Câmara cobrou respeito ao que chamou de “acordos firmados”
Redação
06/02/2024 | 08:28

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), usou o discurso de abertura do ano legislativo, nesta segunda-feira 5, para mandar recado direto ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em meio ao descontentamento de parlamentares com cortes no pagamento de emendas do Orçamento, Lira avisou que o Congresso respeita os acordos políticos e cobrou do governo compromisso com “a palavra dada”.

Lira foi enfático ao dizer que os trabalhos da Casa não serão paralisados por causa das eleições municipais ou por conta da sua sucessão, a partir do ano que vem. Lira disse, ainda, que nenhuma disputa política entre a Câmara e o Executivo atrapalhará os trabalhos.

lira
Lira defendeu o poder de emendas dos deputados ao Orçamento. Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Ele cobrou respeito ao que chamou de “acordos firmados” e ainda disse que o Orçamento da União “pertence a todos, não apenas ao Executivo”. Criticou o que chamou de “burocracia técnica” e disse que deputados e senadores têm mais conhecimento das necessidades de cada município para definir a distribuição de recursos.

“(A autoria do Orçamento) não é e nem pode ser de autoria exclusiva do Executivo e muito menos de uma burocracia técnica, que apesar do seu preparo não foi eleita para escolher as prioridades da nação e não gasta a sola do sapato percorrendo os pequenos municípios brasileiros como nós senadores e deputados”, disse.

Lira cobrou o governo pela manutenção de acordos firmados em 2023 e que estariam sendo descumpridos neste ano. “Não faltamos ao governo e esperamos respeito e compromisso com palavra dada”, afirmou.

“Errará grosseiramente qualquer um que aposte numa suposta inércia desta Câmara neste ano de 2024 em razão sejam das eleições municipais, seja ainda em razão de especulações de eleições da Mesa Diretora no próximo ano. Errará ainda mais quem apostar na omissão desta Casa em razão de uma suposta disputa política entre a Câmara e o Poder Executivo”, disse Lira.

“Diálogo é obrigação republicana”, diz Lula

O deputado Luciano Bivar (União-PE), primeiro secretário do Congresso Nacional, realizou a leitura de uma carta enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não esteve presente na abertura do ano legislativo.

Por meio da mensagem, o presidente destacou a importância do diálogo entre os Três Poderes, afirmando ser essa uma condição necessária para a democracia. Diálogos que superem “filiações partidárias, preferências políticas ou disputas eleitorais”, complementou.

Ressaltou que é por meio deste diálogo que será possível criar condições para que o “Brasil ocupe o lugar que lhe cabe no mundo”.

O presidente aproveitou a oportunidade para relembrar a retomada de alguns programas no país, como o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida e outros, alegando que “nunca se fez tanto pelo nosso país em tão pouco tempo”.

Segundo Lula, tais programas e políticas públicas são o que “devolvem a dignidade ao povo brasileiro e criam as bases do nosso desenvolvimento” e que esses feitos não seriam possíveis sem um parlamento.
Para ele, a retomada desses programas — nomeados por ele de “vitórias conjuntas” — só foi possível porque “nossas instituições se mostraram atuantes, independentes e harmônicas”.

Para este ano, diz que o governo federal e o parlamento têm “muito o que fazer” ainda e, para isso, será preciso o trabalho conjunto. “Seguiremos construindo o país que terá o tamanho dos nossos sonhos, dos nossos potenciais e da força de nosso povo trabalhador”, finalizou.

PSDB de Parnamirim decide permanecer na base de apoio de Taveira
Articulação junto ao PSDB foi realizada pelo deputado estadual Taveira Júnior (União Brasil)
18/05/2024 às 13:05
Isolda mantém nome na disputa em Mossoró:“Estamos no jogo”
Deputada estadual reafirma compromisso do PT com candidatura própria, mas mantém diálogo com outras forças políticas para unificar a oposição e enfrentar o prefeito Allyson
18/05/2024 às 07:02
Carlos Eduardo não deve recorrer de decisão que absolveu Rogério Marinho
Ex-prefeito é aconselhado a focar nas eleições municipais após TRE-RN absolver Marinho de acusação de abuso de poder econômico e político
18/05/2024 às 07:00
Presidente do PSDB confirma Datena como pré-candidato do partido a prefeito de São Paulo
Agora, o partido trabalhará com a possibilidade de uma chapa-pura para a disputa municipal
17/05/2024 às 21:59
Moraes pede que PGR avalie arquivamento de inquérito contra Bolsonaro
Ação investiga denúncia de interferência do ex-presidente na PF
17/05/2024 às 21:38
Toffoli gasta R$ 100 mil do STF com diárias de um segurança em Londres e Madri
Supremo diz que contratar segurança no exterior é mais caro; quantia corresponde ao pagamento de 25 diárias
17/05/2024 às 19:26
Zanin suspende por 60 dias decisão que barrou desoneração da folha
Zanin suspende por 60 dias decisão que barrou desoneração da folha
17/05/2024 às 19:15
Bolsonaro pede indenização de R$ 50 mil a Boulos por falas sobre morte de Marielle Franco
Além do pagamento em dinheiro, o ex-presidente pede que Boulos se retrate nas redes sociais
17/05/2024 às 12:54
General Girão se defende: “Não vi preocupação com o povo gaúcho”
Girão foi apontado pelo Psol como disseminador de desinformação e notícias falsas sobre os resgates dos atingidos pela tragédia climática no Rio Grande do Sul
17/05/2024 às 08:11
Barroso propõe tese para evitar assédio judicial contra jornalistas e imprensa
STF vai continuar na quarta-feira 22 julgamento de ações propostas por associações de jornalismo contra a prática usada para constranger profissionais
16/05/2024 às 20:42
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.