BUSCAR
BUSCAR
Acesso

Internet: Empresa faz levantamento e escolhe a melhor 5G do Brasil

Levantamento considerou uso da internet de quinta geração com base em diversas atividades, como uso para vídeos, jogos e também taxas de upload e download
Redação
18/10/2023 | 00:01

Realidade desde o ano passado, o 5G tem se tornado cada vez mais acessível ao público brasileiro. Pelo menos três operadoras – Claro, Tim e Vivo – já oferecem a cobertura deste tipo de internet no Brasil. Pensando em analisar questões relacionadas às taxas de download, upload e também de área coberta, a empresa Opensignal, que analisa experiência de redes móveis, realizou um levantamento que responde a estes critérios.

Os dados foram coletados entre 1º de março e 29 de maio de 2023. De acordo com a empresa, para fazer a análise com foco na experiência móvel do consumidor, foi necessário realizar a “coleta diária de bilhões de medições de mais de 100 milhões de dispositivos em todo o mundo” através de um software instalado em apps próprios e de parceiros.

Confira as dicas sobre crianças e internet. Foto: José Aldenir/Agora RN
Levantamento apontou desempenho de navegação de internet 5G de três operadoras no Brasil - Foto: José Aldenir / AGORA RN

Relatório diz qual melhor internet 5G do País

No quesito velocidade, a Vivo saiu na liderança. Segundo o levantamento da Opensignal, no 5G, a operadora alcançou a velocidade de download média de 403,2 Mb/s. Em upload, a prestadora alcançou 35,9 Mb/s — uma diferença expressiva em relação à TIM e Claro, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, nos dois casos.

No relatório, a consultoria aponta que a Vivo alcançou a liderança no fator upload pela segunda vez consecutiva. “Os usuários da rede 5G da Vivo observam o maior aumento em sua velocidade de upload 5G no Brasil, de 1 Mbps, em comparação ao relatório anterior”, informaram.

Considerando o alcance do 5G, que mede a experiência dos usuários na extensão geográfica da rede, a TIM conquistou o prêmio pela segunda vez consecutiva, segundo o levantamento. Em uma escala de zero a dez, a operadora registrou 4,2 pontos. “Essa pontuação significa que nossos usuários da TIM se conectam aos serviços 5G em mais de quatro das 10 localidades que visitam”, explicou a Opensignal. A Claro ocupou a segunda colocação, com 3,1 pontos, enquanto a Vivo alcançou 2,6 pontos.

Quando a análise foi experiência da internet com jogos e aplicativos de voz, a Claro recebeu o prêmio de campeã. No quesito games, o relatório apontou que a Claro conquistou o prêmio Experiência com Jogos em 5G pela terceira vez consecutiva. Na escala de zero a cem, a operadora alcançou 84,6 pontos, à frente das demais que também foram classificadas na categoria “Boa” (de 75 a 85 pontos).

“Isso significa que a maioria dos usuários considera a experiência aceitável e não sofre atrasos entre suas ações e o jogo quando conectados a uma rede 5G”, definiu a Opensignal.

Entre as atividades mais feitas entre os usuários, atualmente, a experiência com vídeos também foi analisada. E nela, as operadoras Tim e Vivo seguem praticamente empatadas. Seguindo a mesma escala de zero a cem, a dupla alcançou 75,2 pontos e 75,1 pontos, respectivamente. A Claro a registrou 73,9 pontos.

O levantamento aponta que as operadoras são classificadas como Muito Boas, quando a nota varia entre 68 e 78 pontos. “Essa classificação significa que nossos usuários são, em média, capazes de transmitir vídeos em 1080p ou mais com tempos de carregamento satisfatórios e pouca perda de rendimento quando conectados a uma rede 5G”, explicou a empresa.

Caso Siafi: Governo estima desvios de R$ 3,5 milhões e 200 tentativas de pagamentos ilegais
No governo, a desconfiança é que a invasão tenha sido feita por uma técnica chamada "phishing"
23/04/2024 às 17:53
Vídeo: Cachorro é entregue morto a tutor após falha de companhia aérea
A GOL Linhas Aéreas admitiu que o desvio da rota do cachorro Joca para Fortaleza foi o resultado de uma falha operacional
23/04/2024 às 16:14
UFRN prevê retomada de obras da antiga Faculdade de Direito ainda este semestre
Reforma e restauração do prédio da antiga Faculdade de Direito foi paralisada para cumprimento de novos projetos solicitados pelo Iphan
23/04/2024 às 13:20
Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades
Com 2,1 milhões de inscritos, certame selecionará 6,6 mil servidores
22/04/2024 às 21:34
Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira
Solicitações devem ser feitas pela Página do Participante
22/04/2024 às 17:40
Justiça Federal do RN debate demandas sobre cotas para pardos em concursos públicos
Debate vem do aumento da demanda, na Justiça Federal do RN, sobre os questões envolvendo a designação de "pardos" em concursos públicos.
22/04/2024 às 14:44
Bairro Nordeste recebe serviço gratuito de mamografia oferecido pela SMS Natal
De 22 a 26 de abril, os serviços de mamografia estão sendo ofertados na Unidade de Saúde Bairro Nordeste
22/04/2024 às 10:01
IBGE: 1% mais rico ganha 39,2 vezes mais do que 40% mais pobres
Os dados a respeito da renda da população residente no Brasil constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE
19/04/2024 às 21:57
Pesquisa de residente do Huol-UFRN conquista 3º lugar no prêmio nacional União Química
O estudo na área da Anestesiologia trouxe evidências sobre a utilização eficaz da metadona no controle da dor em cirurgia bariátrica
19/04/2024 às 15:56
DPU cria grupo de assistência a indígenas, negros e quilombolas em processos judiciais
Medida cumpre a missão da defensoria de prestar atendimento jurídico integral e gratuito às populações vulneráveis
19/04/2024 às 14:14
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.