BUSCAR
BUSCAR
Tecnologia
GO!RN abre caminho para eventos virtuais no RN
Num novo normal produzido pela pandemia do coronavírus, o modelo digital abre portas para eficiente participação à distância das pessoas em temas ligados a empreendedorismo e inovação
Redação
14/09/2020 | 07:38

Foram 60 dias para construir o evento e colocá-lo no ar e, ainda por cima, algo muito diferente de tudo que já foi feito até hoje no Rio Grande do Norte. Durante os dois dias (sexta e sábado último), 48 horas foram pouco para quem estava nos bastidores se assegurando que tudo daria certo. E deu.

“Foi um grande encontro totalmente on line, com 2820 participantes inscritos, 207 palestrantes e 105 expositores que, pela intuitividade da plataforma, aprenderam a se interagir muito rapidamente”, comemora Carlos von Sohsten, coordenador do GO!RN e um especialista em empreendedorismo com vários livros publicados.

A ele, junto com uma equipe de primeira linha, foi entregue a tarefa materializar o evento promovido online via plataforma Eventmobi, dias 11 e 12 de setembro, voltado ao ecossistema de empreendedorismo inovador, startups, tecnologia e transformação digital do Rio Grande do Norte.
“Num evento físico você às vezes tem apenas um corredor para se descolar do ponto A para o ponto B, mas com o on line é uma outra dimensão, já que o virtual oferece inúmeras opções ao mesmo, tempo”, compara.

Uma grata satisfação para von Sohsten foi ver que, graças às facilidades da plataforma, os participantes rapidamente começaram a entender e a desfrutar de todas possibilidades oferecidas pelo GO!RN que, ainda agora, está aberto a novas participações, desde que elas abram mão de interagir com os palestrantes, coisa possível nos dois dias do evento.   

A atividade foi organizada por 30 instituições e entidades potiguares ligadas ao tema da inovação e tecnologia. Co-realizado pelo Sebrae Lab, em parceria com o Banco do Nordeste, todo mundo que pensa inovação na erra da internet esteve lá.

Parque Tecnológico, Instituto Metrópole Digital, Federação das Indústrias, incubadoras e comunidades como a PONG de games digitais, Grupo de Desenvolvedores do Google (GDG), Jerimum Valley, a maior comunidade empreendedora de startups do Rio Grande do Norte, a Liga de Empreendedores Potiguar (LEP), Potiguaras Valley, da região do Seridó, entre outras.

“São tantos que não teria de cabeça para citar todas”, reconhece von Sohsten,  ainda satisfeito com a quantidade de interações do público com as plenárias internacional, onde a participação do público foi intensa. “As pessoas debatiam no chat de discussão e nas redes sociais de uma maneira muito intensa”, afirma.

Outro fator gratificante foram as respostas positivas da loja do GO!RN “com as pessoas vidradas com os produtos em exposição”, lembra. “E isso não deixa de demonstrar um vínculo afetivo que ficará para as próximas edições”, acrescenta.

Durante a abertura do GO!RN, o superintendente do Sebrae, Zeca Melo, destacou o compromisso da instituição com a disseminação da cultura da inovação no Rio Grande do Norte.

“Temos a honra de ter apoiado e integrar o conselho do Instituto Metrópole Digital. Temos mais de 20 incubadoras de empresas implantadas no Rio Grande do Norte, fruto de uma parceria com as maiores universidades públicas e privadas”, destacou.

Última de evento discutiu os desafios da sustentabilidade no pós-pandemia
Indagações sobre o destino dos negócios tradicionais que não adotaram a transformação digital durante a pandemia ou o futuro e a sustentabilidade de empresas que não têm entregas de valor para consumidores e usuários estiveram no centro das discussões de encerramento do GO!RN. O evento, que foi transmitido pela internet, foi encerrado neste sábado.

A palestra mais esperada do dia foi a “EUA x Europa – Inovação e Sustentabilidade no Mundo Pós-Pandemia”.  Para debater as questões, foram convidados o empreendedor Daniel Dalarossa, que atua no Vale do Silício nos Estados Unidos desde 1991; e o professor da Escola de Negócios da Universidade de Aston (Inglaterra), Breno Nunes, que é o vice-presidente da Associação Internacional para Gestão de Tecnologia, a IAMOT, sigla vinda do inglês International Association for Management of Technology.

Os dois fizeram análise de como ficam os mercados globais depois de o mundo ter sido amedrontado pelo novo coronavírus e as conseqüências para empresas e negócios no planeta.

A atividade foi umas das centenas de palestras e capacitações que o evento promoveu de forma gratuita e 100%. O GO!RN foi desenvolvido para quem é apaixonado por tecnologia, inovação e games ou simplesmente tem uma ideia de negócio ou startup e busca informações e orientações para tirá-la do papel.

Um dos pontos altos do encerramento do evento foi a apresentação do mapeamento do ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte, que visa identificar e traçar um perfil de toda a cadeia de inovação atuante no estado.

A programação do segundo e último dia do evento começou com a  plenária internacional sobre engenharia de software e ciclos de desenvolvimento para Projetos de Inteligência Artificial e aprendizado de máquinas. O diretor do Banco Standard Chartered, Carlos Queiroz, explicou como empresas de médio e grande porte podem conseguir chegar a um nível de escala industrial na criação de modelos de aprendizado de máquina via A.I.

Além dessa, o evento também teve estandes virtuais no espaço de exposição de startups e de empresas inovadoras. Na área dos patrocinadores, com vídeo, os participantes tiveram acesso em tempo real a promotores.

Houve ainda espaços para reuniões exclusivas, desafios e gameficação com ranking em tempo real, salas de reunião, chats exclusivos com especialistas, interação em tempo real com palestrantes e convidados, grupos de discussão, mural de postagens em redes sociais e agenda personalizada.

Outro destaque é a Loja GO!RN, que chamou a atenção dos mais de 3 mil participantes do evento. Isso porque, na loja, é possível encontrar produtos, como canecas, camisas, squeezes, pen drives e kit Home Office, contendo planner semanal em A5, bloco para rascunhos, caneca, caneta e mouse pad, e muitos outros produtos, que podem ser personalizados e customizados com logomarca dos parceiros do evento, além de um banco de dados com imagens e figuras que agradam em cheio o perfil de público do evento.

Tudo isso feito online pelo usuário e do jeito que ele deseja com a comodidade de receber a mercadoria em casa.

O GO!RN é uma correalização do Sebrae com o Banco do Nordeste, também patrocinador do evento, a Jerimum Valley, Potiguaras Valley, LEP, CDL Jovem, Salt Valley e Junior Achievement, Parque Instituto Metrópole Digital –  IMD, RN Júnior, Silicon Valley, Prefeitura da Cidade do Natal, OAB/RN, AIESEC, Seahub e SETIRN, PONG, Potilivre, WiE, GDG, Grupy, Pyladies, WebDev, PHP, Darkwaves, Telecom UFRN e Natal JS, Arara Furtacor, Customer Success, Inova Metrópole, ITNC-IFRN, Empreende RN, InPacta e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – Fiern. O evento contou com mais de 114 atividades.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.