Diversidade é quase o sobrenome do festival mais colorido do ano, o Bloquíssimo. Prometendo muita autenticidade e entretenimento, o evento que celebra a pluralidade conta com os mais variados nomes para garantir uma noite cheia de cor e brilho. Sendo o primeiro festival voltado especialmente para o público LGBTQIA+, no Rio Grande do Norte, o Bloquíssimo realizará sua terceira edição no dia 7 de setembro, na Casa de Aposta Arena das Dunas, e começará às 15h.
A programação concorda com o caráter do evento e traz para Natal uma variedade de artistas no line-up. O Festival da Diversidade contará com shows de Pabllo Vittar, Urias, Alinne Rosa, Kaya Conky, Melly e Danny Bond e as potiguares Gracinha, Cami Santiz e muitas outras atrações direto das terras potiguares para preencher o “palco das nossas cores”.
Para a terceira edição do evento, o público pode esperar “um festival ainda mais vibrante e inclusivo”, disseram os artistas DK e Veto Rodrigues, que fazem parte da produção do Bloquíssimo. “Com uma curadoria que traz diversidade em todos os sentidos da palavra, desde o line até a equipe que trabalha no evento. O festival está preparando performances e experiências impactantes que celebram a nossa cultura e as nossas cores”, completam.
Um palco colorido, é isso que o Bloquíssimo promete para quem vai prestigiar o festival. “O palco está colorido com nossos artistas no patamar e na estrutura que a gente merece, tudo com a produção da Teia Lab”. Quando se fala de público, a expectativa é que o evento possa superar as edições anteriores e reúna pessoas de vários estados da região Nordeste e do Brasil.
Mais que um marco em território potiguar e nordestino, o Bloquíssimo também se tornou sinônimo de palco para representatividade LGBTQIA+ no país, além de ser uma ação que contribui diretamente para o fortalecimento da expressão artística de pessoas da comunidade queer. “O Bloquíssimo oferece um espaço onde nós podemos nos reconhecer e nos conectar, tanto individualmente, quanto coletivamente. Porque é quando temos um espaço onde podemos nos ver, que criamos esse lugar de acolhimento. Ao dar palco a nossa cultura LGBTQIAPN+ e aos nossos artistas, o festival não só celebra, mas também inspira e fortalece a comunidade, fazendo a gente entender que podemos estar em posições incríveis juntos”.
Trazendo para um retrato mais próximo na comunidade LGBT+ local, artistas potiguares também são incentivados a expandirem sua arte e entrar na atmosfera de artistas reconhecidos em todo o país. “O Bloquíssimo dá palco e estrutura para promover a cultura local colocando talentos potiguares em cenário de destaque, sejam eles consolidados ou no início da carreira”, contam DK e Veto.
”Ao colocar esses artistas lado a lado com nomes nacionais, o festival não só eleva a visibilidade da produção cultural local, como também cria uma ferramenta de crescimento para esses artistas, ampliando o alcance deles ao mesmo tempo em que estimula seu potencial”. “Vai ser lindo!”, celebram DK e Veto Rodrigues.
O Festival da Diversidade surgiu como uma necessidade de divulgar e apreciar os artistas da comunidade LGBTQIA+ do cenário local. Propor um espaço onde a pluralidade faz a festa e a variedade é celebrada foi um dos principais objetivos para o nascimento do Bloquíssimo, que desde 2020 tem sido palco da representatividade não só no Rio Grande do Norte, mas em todo o Brasil.
O evento tem um formato inovador e busca incluir para muito além de assuntos que envolvem a sexualidade: o Bloquíssimo foi um dos primeiros eventos do RN a ter lista para pessoas com deficiência (PCD) e lista para pessoas trans.
Os ingressos para o Bloquíssimo estão disponíveis no site Outgo e em locais físicos, ou seja, sem taxa, na loja Sem Etiqueta, no Portugal Center. O Bloquíssimo ainda tem patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo e Coca-Cola, e apoio cultural da Unimed Natal.