BUSCAR
BUSCAR
Engorda

Fecomércio RN reitera importância das obras da engorda de Ponta Negra

Na nota emitida pela Fecomércio RN, a entidade defende que a preservação do litoral é fundamental para o desenvolvimento econômico da capital
Redação
01/10/2024 | 08:57

Após a divulgação Procuradoria Geral do Estado (PGE), recomendando a suspensão da obra da engorda de Ponta Negra, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) emitiu um informe, onde defende e reitera a importância da continuidade dos trabalhos, especialmente à luz dos fatores que subsidiaram o decreto de emergência emitido pela Prefeitura de Natal.

Na nota emitida pela Fecomércio RN, a entidade defende que a preservação do litoral é fundamental para o desenvolvimento econômico da capital.

Fecomércio RN reitera importância das obras da engorda de Ponta Negra
Fecomércio RN reitera importância das obras da engorda de Ponta Negra - Foto:

“A preservação do litoral, além de ser uma questão crucial, é vital para o desenvolvimento econômico da cidade, que tem no turismo sua principal atividade.

A engorda é, comprovado por todos os estudos, a única solução viável para a recuperação ambiental da Praia de Ponta Negra e em especial do Morro do Careca.

O turismo depende da preservação das praias para continuar gerando empregos e impulsionando o comércio e os serviços locais. Acreditamos que a conclusão dessa obra será um marco importante para assegurar a sustentabilidade da economia potiguar.

Sendo assim, a Fecomércio RN espera que a obra tenha a devida continuidade e não sofra novas interrupções. Esperamos que, com o diálogo entre a Prefeitura e os órgãos envolvidos, quaisquer questões técnicas possam ser resolvidas, permitindo a conclusão das intervenções no menor tempo possível.

Seguimos confiantes de que, com a conclusão dessa obra, estaremos garantindo não apenas a preservação de um patrimônio natural, mas também fortalecendo a economia local, assegurando um futuro promissor para o turismo e a geração de renda em nossa cidade.“, diz o restante da nota.

PGE recomenda suspensão da obra da engorda de Ponta Negra

A PGE emitiu um despacho na quarta-feira 25, onde fez sete recomendações ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) sobre a obra da engorda. Em uma das recomendações, a Procuradora Geral do Estado, Marjorie Madruga, disse que não existe uma previsão legal para a dragagem e a deposição de materiais em praia sem a licença ambiental.

engorda de Ponta Negra
PGE recomenda suspensão da obra da engorda de Ponta Negra – Foto: Reprodução

A Procuradora recomenda a suspensão da Licença de Instalação e Operação (LIO) concedida pelo Idema à Prefeitura de Natal e a autuação do infrator. A PGE também orienta o embargo da dragagem da jazida identificada pela Funpec, devido à falta de licenciamento, que deve ser solicitado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). A responsabilidade pelo licenciamento da jazida só será transferida ao Idema em caso de delegação de competência, como ocorreu na obra de engorda.

Prazo para entrega da engorda de Ponta Negra teria sido reduzido para 74 dias

O prazo para a entrega da engorda de Ponta Negra foi reduzido para 74 dias, segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita.

A obra foi retomada na última sexta-feira 20 após o decreto de emergência causado pelo avanço da maré no litoral potiguar. Thiago Mesquita ainda ressaltou que serão 15 mil metros cúbicos por dia, acelerando o andamento da obra e reduzindo a estimativa de 90 dias para entrega da engorda.

engorda de ponta negra
Imagens da engorda – Foto: Reprodução/Instagram

“O cronograma da obra está mantido. A expectativa é de que se o ritmo de 15 mil metros cúbicos por dia continuar, encerraremos em 74 e não em 90 dias”, disse Mesquita.

Após a publicação do decreto de emergência causado pelo avanço do mar na praia de Ponta Negra na sexta-feira 20, a obra de engorda foi retomada no final de semana. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra).

De acordo com o titular da Seinfra, Carlson Gomes, a obra foi retomada dentro do decreto. O reinício da obra dependia da conclusão de um estudo para garantir que a areia retirada do banco de areia licenciado era adequada, mas o município ainda não confirmou se esse estudo foi finalizado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Lei Seca: Homem é preso e mais 7 são autuados por embriaguez ao volante
A fiscalização da Lei Seca ocorreu na madrugada desta terça-feira 15 na avenida João Medeiros Filho
15/10/2024 às 08:19
Homem morre atropelado por trem na Zona Norte de Natal
Segundo familiares da vítima, que estiveram no local, o trem circulava em uma velocidade inadequada para o trecho
15/10/2024 às 07:48
Sargento é atropelado e morre na ponte Newton Navarro na manhã desta terça 15
Devido a ocorrência, o trânsito no local está bastante lento e praticamente bloqueado
15/10/2024 às 07:41
Eriko tem apoio de 22 dos 29 vereadores para se reeleger presidente da Câmara
Parlamentar foi reeleito com mais de 8,8 mil votos e agora trabalha ser reconduzido no comando da Mesa Diretora
15/10/2024 às 06:53
Suspeito de cometer série de crimes sexuais é preso na Grande Natal; uma das vítimas está grávida
De acordo com a polícia, o suspeito já havia sido preso em 2014, em Natal, pelo mesmo crime e estava cumprindo a pena em regime aberto
15/10/2024 às 06:53
Natália apresenta projeto Natal Segura: “Vamos sufocar o crime de receptação”
Conforme o programa eleitoral, essa política reduziu 40% o roubo de celulares no primeiro ano de implantação no Piauí
15/10/2024 às 06:49
Fiscalização volta a encontrar esgoto na praia de Areia Preta em Natal
Uma operação conjunta com a Caern foi realizada na sexta-feira 11 para avaliar situação
15/10/2024 às 05:19
Polícia abre investigação contra comissionados da Prefeitura de Natal por ataques a Natália
Natália solicitou a atuação da polícia legislativa, do Congresso Nacional
14/10/2024 às 15:07
Lei Seca prende homem e autua mais 7 condutores na zona Oeste de Natal
A Seção Lei Seca culminou ainda na autuação de mais 7 pessoas
14/10/2024 às 09:38
Museu Câmara Cascudo recebe ações de divulgação científica para crianças 
No MCC, as atividades se concentram na sexta 18 e no sábado 19 e traz atividades para públicos de diversas idades
14/10/2024 às 09:31