O prazo para a entrega da engorda da praia de Ponta Negra foi reduzido para 74 dias, segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita.
A obra foi retomada na última sexta-feira 20 após o decreto de emergência causado pelo avanço da maré no litoral potiguar. Thiago Mesquita ainda ressaltou que serão 15 mil metros cúbicos por dia, acelerando o andamento da obra e reduzindo a estimativa de 90 dias para entrega da engorda.
“O cronograma da obra está mantido. A expectativa é de que se o ritmo de 15 mil metros cúbicos por dia continuar, encerraremos em 74 e não em 90 dias”, disse Mesquita.
Leia também: Thiago Mesquita fala que areia para engorda é “excelente e compatível”
Engorda em Ponta Negra é retomada após publicação de decreto de emergência
Após a publicação do decreto de emergência causado pelo avanço do mar na praia de Ponta Negra na sexta-feira 20, a obra de engorda foi retomada no final de semana. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra).
De acordo com o titular da Seinfra, Carlson Gomes, a obra foi retomada dentro do decreto. O reinício da obra dependia da conclusão de um estudo para garantir que a areia retirada do banco de areia licenciado era adequada, mas o município ainda não confirmou se esse estudo foi finalizado.
Retomada da obra com nova jazida não exige licença, diz prefeito
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), disse que a retomada da obra da engorda de Ponta Negra com o uso de uma nova jazida de areia não gera a necessidade de que uma nova licença ambiental seja expedida.
A afirmação feita nesta segunda-feira 23 em uma coletiva de imprensa se baseia na publicação do decreto de situação de emergência na sexta-feira passada 20, pela prefeitura, por conta dos danos causados pelo avanço do mar.
Idema confirma que nova jazida não foi licenciada
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) confirmou através de nota nesta terça-feira 24 o recebimento do relatório técnico emitido pela Prefeitura do Natal, que indica uma nova área (jazida) para a extração de sedimentos destinados à obra do aterro hidráulico de Ponta Negra. O Idema esclarece que essa jazida não está inserida na área licenciada pelo Instituto, nem foi contemplada no Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) entregue pela Prefeitura.
Base do Morro do Careca é isolada para conter danos causados por avanço do mar
A base do Morro do Careca, localizado na Praia de Ponta Negra, foi isolada na manhã desta quarta-feira 25 para conter os danos causados pelo avanço do mar na região. A medida de segurança foi tomada porque alguns banhistas continuavam utilizando a área, mesmo com sinalização de isolamento.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) isolou a área com sacos de areia e placas de interdição, proibindo a circulação próxima a área. A duna possui área isolada desde 1997 e contém uma placa proibindo a subida.