BUSCAR
BUSCAR
Meio ambiente
Fátima Bezerra sanciona lei que cria o Dia Estadual da Tartaruga Marinha
Segundo deputado Sandro Pimentel, autor do projeto, lei tem o objetivo de chamar atenção para a necessidade de preservação dos animais
Redação
15/01/2021 | 07:57

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), sancionou um projeto de lei que cria o Dia Estadual da Tartaruga Marinha. O texto está publicado na edição desta sexta-feira 15 do Diário Oficial do Estado. Segundo o projeto, a data entra no calendário oficial e será comemorada anualmente em 16 de junho.

O projeto sancionado por Fátima é de autoria do deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL) e foi aprovado pela Assembleia Legislativa. Segundo o autor, a lei tem o objetivo de chamar atenção para a necessidade de preservação dos animais. Sandro Pimentel registra que, das sete espécies de tartarugas marinhas existentes no mundo, cinco são encontradas no RN.

“Todas as espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil estão na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza), sendo três espécies classificadas em espécies ameaçadas, criticamente ameaçadas e vulneráveis”, enfatiza o deputado.

O deputado enfatiza, também, que a preservação das tartarugas marinhas passa pela preservação da limpeza das praias. “O lixo no mar tem sido um dos principais sentenciadores da vida delas. Estima-se que entre 4 a 12 milhões de toneladas de plástico são despejados nos oceanos a cada ano. E no mar, o plástico vira uma armadilha para as tartarugas marinhas, sendo confundido com alimento ou aprisionando espécies, a exemplo de pedaços de redes de pesca que se enroscam em seus corpos podendo levá-las à morte”, ressalta.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.