BUSCAR
BUSCAR
Sumiço

Família, bombeiros e polícia querem saber: Onde está José Carlos?

Garoto, que só tem 8 anos, saiu de casa, na Zona Norte de Natal, para levar suco a irmãos que trabalhavam pedindo dinheiro em um semáforo, e não voltou mais. Isso aconteceu no dia 21 de outubro. Policiais civis, cães farejadores e até bombeiros da Paraíba participaram de buscas nesta quarta-feira 4
Redação
05/11/2020 | 05:05

As buscas continuam e a pergunta segue sem resposta: Onde está José Carlos? O garoto, que só tem 8 anos, saiu de casa, na Zona Norte de Natal, para levar suco a irmãos que trabalhavam pedindo dinheiro em um semáforo, e não voltou mais. Isso aconteceu no dia 21 de outubro. Desde então, familiares e amigos procuram pelo menino.

Nesta quarta-feira 4, também participaram das buscas – que foram realizadas em uma área de mata e terra – policiais civis, cães farejadores e até bombeiros da Paraíba. Os animais são treinados em resgate de corpos em locais de difícil acesso.

Quem não lembra da barragem que estourou na cidade mineira de Brumadinho em janeiro de 2019? Pois bem, um dos quatro cães que ajudaram a procurar por José Carlos também participou das ações de resgate de mortos e sobreviventes da tragédia. Foram 270 pessoas mortas. Onze continuam desaparecidas e seus corpos ainda são procurados até hoje.

Segundo o major Edson Ferraz, do Corpo de Bombeiros da Paraíba, os cães farejadores que participam das ações em Natal são especializados em busca de cadáveres. Alguns, são especialistas em odores específicos, como o de corpos em decomposição, por exemplo.

Ainda de acordo com o militar, uma calça do menino foi apresentada aos cachorros para que eles pudessem sentir o cheiro e rastrear o percurso realizado por José Carlos. O ponto de partida foi o local onde o menino foi visto pela última vez, pela mãe, antes de desaparecer.

Ao Agora RN, a dona de casa Ozenilda das Dores da Silva, de 36 anos, contou que os cães sentiram o cheiro do seu filho perto de um cajueiro, próximo da casa dela, mas de lá não sentiram mais os rastros do menino. “Aí, pode ser que um carro tenha passado por lá e levado ele”, disse a mãe.

Além de José Carlos, dona Ozenilda tem mais oito filhos.

Desaparecimento e investigação

De acordo com as investigações, no dia em que desapareceu, a criança saiu de casa para levar um suco para os irmãos que estavam pedindo dinheiro em um semáforo na avenida Moema Tinoco. Foi este o ponto de partida para os cães. Além disso, os cachorros indicaram um local por onde o menino teria passado, e isso serviu para os policiais civis coletarem imagens de câmeras de segurança.

Familiares de José Carlos buscam pela criança desaparecida - Foto: José Aldenir / Agora RN

As buscas foram encerradas ao escurecer, mas devem continuar nos próximos dias, sempre nos horários menos quentes, para garantir o conforto dos animais atuantes nas buscas.

Delegado do Núcleo de Investigação sobre Desaparecidos na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, Cláudio Henrique disse que todas as possibilidades estão sendo checadas para evitar que qualquer fato escape. Além disso, ele ressaltou que a equipe da DHPP continuará seguindo todas as pistas que chegarem até obterem uma resposta sobre o caso. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Projeto aborda mudanças climáticas com estudantes de escola municipal de Natal
Projeto de Educação Ambiental sobre Mudanças Climáticas levou estudantes natalenses para o Parque da Cidade, nessa terça 23, para compreender melhor a pauta ambientalista
24/04/2024 às 16:23
Indígenas em Brasília divulgam reivindicações aos Três Poderes
Documento apresenta 25 “exigências e urgências” do movimento
23/04/2024 às 19:07
Caso Siafi: Governo estima desvios de R$ 3,5 milhões e 200 tentativas de pagamentos ilegais
No governo, a desconfiança é que a invasão tenha sido feita por uma técnica chamada "phishing"
23/04/2024 às 17:53
Vídeo: Cachorro é entregue morto a tutor após falha de companhia aérea
A GOL Linhas Aéreas admitiu que o desvio da rota do cachorro Joca para Fortaleza foi o resultado de uma falha operacional
23/04/2024 às 16:14
UFRN prevê retomada de obras da antiga Faculdade de Direito ainda este semestre
Reforma e restauração do prédio da antiga Faculdade de Direito foi paralisada para cumprimento de novos projetos solicitados pelo Iphan
23/04/2024 às 13:20
Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades
Com 2,1 milhões de inscritos, certame selecionará 6,6 mil servidores
22/04/2024 às 21:34
Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira
Solicitações devem ser feitas pela Página do Participante
22/04/2024 às 17:40
Justiça Federal do RN debate demandas sobre cotas para pardos em concursos públicos
Debate vem do aumento da demanda, na Justiça Federal do RN, sobre os questões envolvendo a designação de "pardos" em concursos públicos.
22/04/2024 às 14:44
Bairro Nordeste recebe serviço gratuito de mamografia oferecido pela SMS Natal
De 22 a 26 de abril, os serviços de mamografia estão sendo ofertados na Unidade de Saúde Bairro Nordeste
22/04/2024 às 10:01
IBGE: 1% mais rico ganha 39,2 vezes mais do que 40% mais pobres
Os dados a respeito da renda da população residente no Brasil constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE
19/04/2024 às 21:57
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.