BUSCAR
BUSCAR
Educação
Educadores acreditam que Enem Seriado vai ampliar oportunidades para jovens potiguares
Na nova versão anunciada pelo Inep, a avaliação será anual e alunos de todas as etapas escolares poderão participar do exame
Redação
18/11/2020 | 15:25

Os jovens potiguares vão ter mais uma oportunidade de ingressar no Ensino Superior, tanto em universidades públicas quanto privadas. É o que acredita educadores com atuação no Rio Grande do Norte, a partir da oferta, já no próximo ano, do Enem Seriado, divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com Patrícia Barros, professora de literatura que atua na preparação de jovens para o Enem no Complexo Educacional Contemporâneo, em Natal, o processo seriado de avaliação tem como objetivo principal instrumentalizar os conhecimentos adquiridos, de forma mais fidedigna, durante o Ensino Médio.

“Os jovens terão duas possibilidades de ingresso em universidade: o ingresso regular e o ingresso seriado, como já é feito na Universidade de Pernambuco (UFPE). Trata-se de uma ótima possibilidade, já que eles não ficarão sobrecarregados com um vasto conteúdo cobrado em apenas um processo seletivo”, argumenta Patrícia.

A diretora do Contemporâneo, professora Irany Xavier de Andrade explica que o Saeb, que atualmente é aplicado a cada dois anos, no 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e no 3º ano do Ensino Médio, será reformulado. Na nova versão anunciada pelo Inep, a avaliação será anual e alunos de todas as etapas escolares poderão participar do exame.

Segundo Irany, com a mudança, “cada estudante terá o seu desempenho calculado com base nas notas do Saeb dos últimos três anos. A partir da pontuação final, ele chegará a uma nota que poderá ser usada no processo seletivo de universidades de todo o país”.

Para Patrícia, essa avaliação constante também vai permitir diagnósticos precisos dos estudantes frente ao processo seletivo, o que, nas palavras dela, “vai permitir uma preparação mais leve, mas ao mesmo tempo mais eficiente”.

A previsão é que a primeira aplicação do Seab no primeiro ano do Ensino Médio já aconteça em outubro de 2021. Além das vagas diretas, o coeficiente de aproveitamento de cada aluno também poderá ser utilizado para inscrições em programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Fies (Financiamento Estudantil) e o Prouni (Universidade para Todos).

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.