BUSCAR
BUSCAR
Data
Dia Nacional do Fotógrafo: Conheça a história do surgimento da fotografia
Surgimento da fotografia remonta à virada do século 18 para o 19. Nomes como Joseph Niepce, Henry Talbot e Louis Daguerre marcaram a história pelo esforço em obter uma reprodução de eventos sem o método da pintura
Agência Brasil
08/01/2021 | 12:24

Em 8 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo. A atividade registra momentos corriqueiros ou históricos por meio de habilidade de capturar imagens a partir da arte de combinar luz, ângulo, profundidade e enquadramento. Mais do que apenas uma reprodução do real, a fotografia ganhou complexidade estética, com expoentes reconhecidos nacional e internacionalmente por seus trabalhos.

O surgimento da fotografia remonta à virada do século 18 para o 19. Nomes como Joseph Niepce, Henry Talbot e Louis Daguerre marcaram a história pelo esforço em obter uma reprodução de eventos sem o método da pintura. Artefatos como o uso de câmaras escuras e papeis especiais com o auxílio de cloreto de prata foram pavimentando o caminho do setor.

Dia 8 de janeiro: o dia nacional do fotógrafo
O surgimento da fotografia remonta à virada do século 18 para o 19. Foto: José Aldenir/ Agora RN

Em 1839, Daguerre apresentou um modelo de câmera, que foi apelidado de daguerreótipo, que realizava a captura em placas de cobre, o que não permitia cópias. O físico britânico William Talbot adotou um rolo de papel com sais de prata possibilitando a gravação das imagens naquilo que ficou conhecido como “negativo”.

Natal, cidade do sol: capital potiguar faz 421 anos nesta sexta-feira 25
O surgimento da fotografia remonta à virada do século 18 para o 19. Foto: Ney Douglas

A chegada da fotografia no Brasil ocorreu em 1940, com a apresentação do daguerreótipo. Segundo o curador, crítico e professor universitário Tadeu Chiarelli, essa nova prática ocupou o espaço de outras formas de registro, como a imagem xilográfica e em placas de metal. O nascituro desta atividade vai se confundir com o 2º Império, comandado por D. Pedro II.

Dia 8 de janeiro: o dia nacional do fotógrafo
A chegada da fotografia no Brasil ocorreu em 1940. Foto: José Aldenir/ Agora RN

A fotografia foi um dos segmentos de produção de conteúdos mais afetados pelas grandes mudanças tecnológicas que marcaram o fim do século 20 e as primeiras décadas do século 21. Grandes companhias mundiais, como a Kodak, criada em 1880 e responsável pela introdução da foto em cores em 1935 e pela câmera digital em 1975, foram duramente impactadas pelo surgimento dos dispositivos digitais e da incorporação destes aos smartphones. Em 2012, a companhia pediu concordata.

Natal, cidade do sol: capital potiguar faz 421 anos nesta sexta-feira 25
Grandes companhias mundiais, como a Kodak, criada em 1880 e responsável pela introdução da foto em cores. Foto: Ney Douglas

Gerações mais novas podem inclusive não ter tido contato com máquinas analógicas, que demandavam a inclusão de um filme, que após o uso do equipamento necessitava ser revelado para a visualização das imagens em um papel especial.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.