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Coluna

Desvendando os detalhes dos top 10 perfis de influenciadores em Natal; leia coluna de Dinarte Assunção

Leia coluna de Dinarte Assunção
Dinarte Assunção
04/01/2024 | 08:17

De uma maneira geral, as pessoas que se propõem a fazer de suas redes sociais um perfil de influenciador pensam em um conteúdo que repercute com seu público. Mas o que faz com que alguns personagens da internet tenham mais engajamento e público de qualidade do que outros?

O BLOGDODINA analisou os 10 perfis, entre 50k e 500k, que se destacam em Natal e o que estes utilizam para manter esse bom engajamento.

Dinarte Assunção fala sobre influenciadores. Foto: José Aldenir/Agora RN
Dinarte Assunção fala sobre influenciadores. Foto: José Aldenir/Agora RN

Seja mostrando a rotina do dia a dia, os negócios, a família, os shows… Não existe uma receita de sucesso, mas algumas similaridades podem ser evidenciadas.

Os posts que aproximam o público da rotina dos executores dos perfis sempre geram mais comentários, com pelo menos 50 respostas dos seguidores em cada publicação do feed.

Esses IGs também têm em comum menos artes (designers programados) e mais vídeos ou fotos retocadas com filtros que buscam mais naturalidade. Um detalhe curioso, os posts com mais comentários tem uma queda no número de curtidas, e mais curtidos apresentam a diminuição dos comentários.

Um detalhe curioso, os posts com mais comentários tem uma queda no número de curtidas, e mais curtidos apresentam a diminuição dos comentários.

“Seja mostrando a rotina do dia a dia, os negócios, a família, os shows… Não existe uma receita de sucesso, mas algumas similaridades”

Para mostrar alimentos (@boracomguga), música e dança (@lucas_boquinha), no máximo apenas uma legenda ou título sobre as fotos e vídeos .

Com exceção dos perfis de torcidas de futebol (@mafiavermelha), cuja paixão por esporte é o que mantém o engajamento, mas as interações são mais superficiais.

Na liderança do top 10, @annemarjorie10, o perfil traz uma aproximação com o público através de rotina, posts motivacionais, reflexões e relatos autobiográficos.

No caso de atletas (@wallysonricardo17), o futebol e a vida pessoal, cliques com família e lazer, tornam-se igualmente interessantes. A paixão pelo jogador é o mote.

O que se percebe é que mesmo nos conteúdos programados, quanto mais naturalidade melhor.

“Ao abrir a matéria eu não acreditei que meu nome estava alí na posição de primeiro lugar. Foi um susto. Apesar de eu defender algumas bandeiras, meu conteúdo não é planejado, é executado de uma maneira muito visceral e a colheita é muito afetuosa. Meu conteúdo é sobre o que é vivido, ou algo que eu já fui tocada”, revelou a jornalista Anne Marjore, com o perfil mais engajado dentro da análise do HypeAuditor, focando na presença de pelo menos 30% de sua audiência na região de Natal.

“Mas sobre um público real e de qualidade eu sempre soube que do outro lado havia pessoas que vivam ou conheciam alguém que viveram coisas parecidas”, completou, reforçando que responde todo seu público que entra em contato pela caixa de mensagens privada do instagram.