O prefeito de Natal, Álvaro Dias, é firuleiro e tentou mostrar força com o grande ato de seu partido, o Republicanos, no último domingo na cidade, mas 2024 será menor para ele.
Nunca acreditei – e disse isso aqui diversas vezes – que Álvaro teria condições de indicar sucessor que permita a ele deixar o cargo, mas continuar sendo prefeito. O objetivo é ter a máquina em 2026 e disputar o Governo ou o Senado.

Com um patamar menor de avaliação positiva quando comparado ao pleito de 2020, a força de transferência eleitoral diminui. Ele até tentou emplacar algum secretário como candidato, mas caminha para lançar um vice na chapa de alguém – fala-se numa composição com Carlos Eduardo ou Paulinho Freire. Como o PL de Rogério Marinho ocupou grande espaço com Freire, penso ser mais complicado ter sobrado algo para repartir para recepcionar Álvaro.
Ora, o prefeito ainda pode lançar a secretária Joanna Guerra como sua candidata, como já insinuou no passado? Pode. Mas, dado o tempo e o baixo índice alcançado por ela nas pesquisas, é algo bem improvável.
Álvaro ficará inevitavelmente refém da palavra que fechará com um dos postulantes em 2024 em Natal, para obter reciprocidade para suas intenções em 2026. Não terá jeito para ele fugir de tal incerteza.
ESTUPIDEZ
Fazer ato para exigir prisão de quem quer que seja, como grupos de esquerda anunciaram para março, sobre o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, já era estupidez. Depois dos dados da recém publicada pesquisa Quaest acerca da impressão do brasileiro sobre a manifestação bolsonarista no último domingo na Avenida Paulista, uma loucura maior ainda. A maioria não acha que há vitimização de Jair Bolsonaro e é a favor da prisão pelos seus crimes. Fazer protesto só irá gerar a politização que bolsonaristas querem. Caso Bolsonaro venha a ser condenado, algo cada vez mais provável, os seus defensores irão alegar que a Justiça assim agiu atendendo anseio de petistas.
REVERSÃO
O governo vem sendo tomado por grande otimismo. Espera-se que, com o já anunciado início da recuperação das estradas, avanço com recursos federais na melhoria dos serviços de saúde e bons dados na área de segurança pública, a gestão de Fátima Bezerra suba em seus índices de aprovação perante a opinião pública do RN.