BUSCAR
BUSCAR
Geral

Cursinho preparatório para o Enem de graça começa próximo mês em Natal 

Ano passado o curso contou com 38 aprovações de alunos no Exame Nacional; projeto proporciona educação de qualidade a estudantes que não têm acesso a cursinhos pagos
Redação
18/03/2024 | 14:13

Com o sonho de cursar um curso de ensino superior, muita gente esbarra na dificuldade ao acesso à educação de qualidade. No entanto, um projeto social vai ajudar pessoas de origem humilde, que estudam na rede pública de ensino ou em escolas privadas de bairro a tentarem uma vaga em instituições de ensino superior por meio do Enem.

O curso preparatório para o Enem existe há 23 anos e é oferecido de forma gratuita. Em 2023, 38 alunos foram aprovados. As aulas serão ministradas presencialmente aos sábados na Universidade Mauricio de Nassau (Uninassau) na Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Capim Macio, Zona Sul de Natal. As aulas são de ciências da natureza, ciências humanas, linguagem, matemática e redação.

Professores concursados em escolas estaduais diminuem em dez anos. Foto: Ilustrativa/José Aldenir/Agora RN.
Projeto social vai oferecer a possibilidade de curso preparatório para ENEM de forma gratuita - Foto: José Aldenir / AGORA

Leia também: RN tem seis notas mil na redação do Enem 2023

Júlio Protásio, idealizador do projeto, afirma que o curso é destinado às pessoas que já concluíram ou estão cursando o último ano do ensino médio, almejando ingressar na universidade. “É um projeto social que contribui para a educação de jovens e adultos”, completa. 

De acordo com Fábio Leite, coordenador do curso e professor de matemática há quase 30 anos, a maior parte dos alunos que participaram veio de escolas públicas ou escolas privadas de bairro. “Nesses 22 anos, lutamos todo ano motivando e trazendo sonhos para esses alunos de origem humilde, eles não têm acesso a professores mais experientes, então todos os recursos que eles precisam são suportados por nós”, declara Protásio. 

Renan fez o cursinho em 2023 e conseguiu aprovação no curso de psicologia na UFRN - Foto: Divulgação
Renan fez o cursinho em 2023 e conseguiu aprovação no curso de psicologia na UFRN – Foto: Divulgação

“O cursinho funciona bem, os professores respondem várias questões de ENEM anteriores. Gosto desse tipo de metodologia porque a maior dificuldade dos candidatos é na interpretação e na resolução de questões”, conta Renan César, de 39 anos, que participou do cursinho em 2023 e conseguiu aprovação este ano no curso de psicologia na UFRN. Renan relata que conheceu o cursinho por intermédio de um amigo, que já o havia feito e o indicou para aprimorar os estudos.

Segundo Júlio Protásio, o material didático é entregue gratuitamente e as aulas são ministradas pelos melhores professores de cursinhos de Natal. O curso terá início depois da semana santa e término na véspera da aplicação da prova do Enem, em novembro. Para participar o aluno precisa realizar a inscrição pelo WhatsApp no seguinte número: (84) 99105-2302.