BUSCAR
BUSCAR
Guerra
Crise humanitária em Gaza cresce, enquanto Blinken procura apoio para cessar-fogo
O chefe das Nações Unidas disse que as condições em Gaza são agora "horríveis"
Estadão Conteúdo
04/11/2023 | 08:48
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, reuniu-se com ministros das Relações Exteriores árabes neste sábado para encontrar maneiras de aliviar a crescente crise humanitária em Gaza. A sua missão é complicada pela insistência de Israel de que não pode haver um cessar-fogo temporário até que todos os reféns detidos pelo Hamas sejam libertados.

Numa linguagem contundente, o chefe das Nações Unidas disse que as condições em Gaza são agora “horríveis”, à medida que os combates continuam a aumentar. Com a escassez de alimentos, água e combustível necessários para os geradores que abastecem hospitais e outras instalações, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, apelou a um cessar-fogo imediato para permitir a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

“Uma população inteira está traumatizada, nenhum lugar é seguro”, disse.

Ele afirmou que não se esqueceu do massacre de civis pelas mãos de militantes do Hamas quando estes lançaram o seu ataque a Israel há quase um mês, mas disse que os civis e sua infraestrutura devem ser protegidos. Também disse que os civis não devem ser usados como escudos humanos e apelou ao Hamas para libertar todos os cerca de 240 reféns que possui.

As forças israelenses cercaram a cidade de Gaza e têm instado os civis a seguirem para o sul para evitar serem apanhados nos combates à medida que a guerra terrestre se intensifica.

Fonte: Associated Press
Fóssil descoberto por criança de 11 anos é do maior réptil marinho conhecido
Pesquisadores acreditam que a criatura, chamada Ichthyotitan severnensis, tinha mais de 25 metros de comprimento
18/04/2024 às 11:48
Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão que pode desabar no mar
O Monte Ruang, de 725 metros de altitude, entrou em erupção pelo menos cinco vezes desde terça-feira, expelindo lava e nuvens de cinzas a milhares de metros de altura, segundo agência de vulcanologia
18/04/2024 às 11:36
Saiba qual foi o papel dos Estados Unidos no golpe de 1964 no Brasil
Para historiadora, houve "contribuição efetiva" norte-americana
15/04/2024 às 07:25
Milei oferece apoio a Musk após acusações e tensões com o STF
O presidente da Argentina, radical da extrema-direita, e o empresário defenderam a liberalização de mercados e a liberdade de expressão sem limites
12/04/2024 às 18:34
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.