BUSCAR
BUSCAR
Estruturação
Com novo hospital, prefeitura passará a ofertar 384 leitos para atendimento Covid em Natal
Com o hospital de campanha em Felipe Camarão, a capital contará com 310 leitos de enfermaria e mais 74 UTIs custeados pela Executivo Municipal
Redação
17/03/2021 | 16:10

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, anunciou nesta terça-feira 16 a abertura de mais um centro para tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19. Trata-se do hospital de campanha que irá funcionar na Maternidade Felipe Camarão, zona Oeste da capital. O prédio construído pelo município será dotado de 20 leitos de enfermaria e tem previsão para entrar em funcionamento até a próxima semana, segundo confirmou o Secretário Municipal de Saúde, George Antunes, durante reunião com o Prefeito e o Comitê Científico do Município. 

De acordo com o prefeito, a iniciativa vai ofertar mais assistência à população nesta fase crítica de disseminação do vírus e principalmente desafogar as unidades de pronto-atendimento que estão sobrecarregadas com pacientes de várias localidades. “Este Hospital Felipe Camarão vem para somar na estrutura de combate à pandemia. Vai funcionar numa maternidade que estava fechada e nós iríamos reabrir. Assim podemos receber os doentes em fase clínica onde é  possível dar uma assistência global antes do agravamento do paciente”, declarou.

Com o Hospital Covid de Felipe Camarão, a Prefeitura amplia para 310 novos leitos de enfermaria e mais 74 UTIs para tratamento crítico na capital, distribuídos entre o Hospital de Campanha da Via Costeira (100 leitos clínicos e 40 UTIs), Hospital Municipal de Natal (60 clínicos e 24 UTIs), Hospital dos Pescadores (30 leitos clínicos e 10 UTIs), todos em pleno funcionamento. Outros dois novos são o Hospital da BR 101 localizado na avenida Senador Salgado Filho, 2993, próximo à UFRN.  O prédio, onde funcionou uma clínica particular, foi repassado para a Prefeitura através de decisão judicial. Este somará 50 novos leitos de enfermaria. E o Centro de Tratamento Avançado do Palácio dos Esportes (Hospital Dia), que contará com 50 boxes equipados com poltronas e suportes para soro em formato semi-leitos, para assistir os pacientes de pequena a média gravidade. Ambos estão em fase de montagem para entrar em atividade nos próximos dias.

Adesão 

A notícia dos novos leitos também foi compartilhada pelo chefe do executivo municipal com outros prefeitos da região Metropolitana que participaram da reunião virtual realizada mais cedo, à convite do Governo do Estado para contribuir com medidas mais unificadas no combate à Covid no Rio Grande do Norte. “Estamos fazendo um esforço sobre-humano e correndo contra o tempo para atender as demandas de casos dessa doença nefasta e dar a resposta que a população necessita. Precisamos nos sacrificar e cada um ter a consciência de que é preciso fazer a sua parte”, disse o prefeito. 

Álvaro Dias reforçou ainda a necessidade de adesão da população ao isolamento social mais rigoroso e que é fundamental a procura de qualquer Unidade Básica de Saúde após o surgimento dos primeiros sintomas da Covid-19. “É muito importante que o paciente busque assistência assim que sentir os primeiros sintomas, para isso temos Centros de Enfrentamento onde uma equipe de profissionais de saúde dá a assistência integral com medicamentos e orientação adequada, assim como o encaminhamento de acordo com a gravidade da doença”, alertou.

De acordo com a prefeitura de Natal, continuam mantidos os horários prolongados das 20 Unidades Básicas de Saúde e nos três Centros de Enfrentamento Covid no Palácio dos Esportes, Ginásio Nélio Dias e Cemure.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.