BUSCAR
BUSCAR
Operação portuária

Codern planeja dragagem do Rio Potengi para facilitar acesso ao Porto de Natal

Companhia Docas do Rio Grande do Norte vai realizar estudo ainda neste mês de julho para aumentar profundidade do rio
Daniel Guimarães
17/07/2023 | 17:40

Nesta segunda-feira, 17 de julho, o Diretor-Presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Nino Ubarana, anunciou que o órgão está prestes a realizar um estudo de dragagem no Rio Potengi, visando aumentar a profundidade do canal e facilitar a entrada de embarcações no Porto de Natal.

Ubarana explicou que a última dragagem do Rio Potengi foi realizada em 2012 e, devido ao longo intervalo desde então, o rio vem sofrendo assoreamento, resultando em alguns pontos com dificuldade de navegação.

STTU altera trânsito na Ponte Newton Navarro e em Ponta Negra - Foto: Reprodução
Planejamento da Codern incluem defensas no Ponte Newton Navarro / Foto: divulgação

Para resolver essa questão, a Codern planeja realizar o estudo hidrográfico, conhecido como batimetria, com previsão de início até o final de julho. Uma vez concluído o estudo, o próximo passo será elaborar o projeto de dragagem, que objetiva remover os sedimentos acumulados no fundo do rio.

O diretor destacou, em entrevista à rádio 91 FM, que a Codern tem dois planos em vista. O primeiro é um projeto de pequena escala, focado em resolver os pontos mais críticos do canal, com um custo aproximado de R$ 12 milhões e execução em curto prazo. Já o segundo projeto é de longo prazo e exigirá apoio ministerial, devido ao orçamento estimado em até R$ 150 milhões.

A Codern atuará em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA). O estudo que dá início ao projeto tem previsão de conclusão de 45 dias.

Reunião com DNIT

Representantes da CodeRio Grande do Norte, DNIT e INPH no Porto de Natal / Foto: reprodução
Representantes da Codern, DNIT e INPH no Porto de Natal / Foto: reprodução

No dia 8 de julho, Nino Ubarana recebeu o Diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Erick Moura de Medeiros, e o presidente do INPH, Domênico Accetta, para uma visita técnica ao Porto de Natal. Na ocasião, foram discutidos temas como a obra de dragagem no canal de acesso ao Porto de Natal e a instalação de defensas na Ponte Newton Navarro.

Atualmente, a limitação ao Porto de Natal é causada pela falta de defensas na Ponte Newto Navarro. Fato que não permite que navios de médio e grande porte não possam passar sob a Ponte durante a noite. A Codern destaca a necessidade de aumentar a profundidade do Rio Potengi para 12 metros, o que possibilitaria novas operações portuárias e ampliaria a capacidade de movimentação no Porto de Natal.