BUSCAR
BUSCAR
Educação

CMEI do Guarapes deverá ampliar vagas para a Educação Infantil em Natal

Secretaria de Educação afirma que obras estão 80% concluídas
Nathallya Macedo
03/01/2024 | 08:19

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Natal acredita que o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Guarapes deverá ampliar em 480 o número de vagas para Educação Infantil na capital potiguar. Ao AGORA RN, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, informou que a unidade está com taxa de 80% de conclusão das obras e deve ser entregue ainda em 2024.


De acordo com a pasta, foram repactuadas 8 CMEIs que totalizam 2.340 vagas para a Educação Infantil. Entre esse total, está o CMEI do Guarapes que é o mais próximo a ser entregue e que vai oferecer 480 vagas. Ainda há dois outros CMEIs em construção na Zona Norte, com 230 vagas cada um.

criancas
Expectativa é de que CMEI do Guarapes aumente em 480 vagas oferta em Natal - Foto: José Aldenir/Agora RN


No edital do Novo PAC para obras de educação paralisadas, foram cadastrados outros três CMEIs que oferecerão 940 vagas ao todo. Junto aos CMEIs, a SME cadastrou mais três escolas de Ensino Fundamental no programa do governo federal.


Além disso, a secretária municipal de Educação Cristina Diniz disse, em entrevista à 98 FM no último dia 27, que a gestão municipal está ampliando salas em CMEIs já prontos para aumentar a oferta de vagas. “A rede municipal sempre ofereceu [vagas em creches], entretanto não tinha obrigatoriedade. Atendemos 70% da demanda. O Plano Nacional de Educação preconiza 50%, porque essa realidade de creche chegou na Educação depois de um tempo, então é necessário um tempo para que se adapte e oferecer vagas para todos que procurarem, esse é o nosso desejo. Natal hoje é uma das capitais do país que mais oferece vagas em creche, mas não estamos nos sentindo confortáveis, queremos aumentar o número de vagas”, pontuou ela.


Em dezembro, a SME divulgou o calendário para cadastramento e sorteio de vagas em creches. As vagas destinam-se a crianças com idades entre 6 meses e 3 anos e 11 meses, que planejam frequentar os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) ao longo do ano letivo de 2024 em Natal.


O cadastramento online terá início em 23 de fevereiro, simultaneamente à divulgação do número total de vagas oferecidas, e encerrará em 27 de fevereiro. O sorteio está programado para 28 de fevereiro. As matrículas devem ser efetuadas por meio dos seguintes sites: matriculas2024.natal.rn.gov.br ou natal.rn.gov.br/sme/matriculaonline/index.php.


O sorteio ocorre anualmente para atender à demanda de vagas em relação à quantidade de alunos. No último ano, mais de 1,7 mil crianças não conseguiram vagas nas creches. Conforme a legislação, é obrigação do poder público oferecer vagas na educação pública para crianças somente a partir dos 4 anos de idade.


Para Cristina Diniz, “o sorteio é o processo mais democrático e transparente. Antigamente os pais iam para uma fila, passava-se dias e noites, as pessoas compravam vagas na fila. Mas esperamos que em breve não precise de sorteio”.

Resultado do sorteio. As listas das crianças sorteadas estarão disponíveis nos murais dos CMEIs. Além disso, o resultado pode ser consultado através do sistema de matrícula online. Após a divulgação, os responsáveis pelos sorteados devem comparecer à unidade de ensino entre 28 de fevereiro e 1º de março de 2024 para efetivar a matrícula, apresentando a documentação necessária, conforme especificado no edital.
Transcorrido esse período, as vagas remanescentes serão destinadas aos suplentes, sendo dada prioridade a crianças com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação. As vagas disponíveis contemplam Berçário I, Berçário II, Nível I e Nível II, levando em consideração a idade da criança em 31 de março de 2024.