A Prefeitura do Natal esclareceu nesta quarta-feira 8 que a sala de aula improvisada pelos moradores da comunidade Heleny Ferreira, no Parque dos Coqueiros, está localizada em frente ao prédio do futuro Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em obra, e não dentro do terreno do CMEI, como noticiado ontem pelo AGORA RN.
A iniciativa dos moradores ocorreu em função da demora na conclusão das obras de um CMEI na área. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), o centro de educação infantil, que teve a obra iniciada em setembro de 2019, tem previsão de conclusão só em setembro de 2024.
Os moradores, por sua vez, contruíram uma escola improvisada em frente ao terreno para suprir a necessidade de um espaço para educação das crianças e adultos da comunidade.
Em relação à ausência de funcionários na obra do CMEI, a SME afirma que “a obra vem sendo executada com seus serviços realizados, entretanto, por inconsistências contratuais, houve a necessidade de alterar seu cronograma”.
O investimento do município no local é de aproximadamente R$ 2,1 milhões. Além disso, a secretaria afirmou que o longo período de construção se dá devido a algumas situações pontuais que geraram atraso na obra durante o decorrer do contrato.
Em relação a ausência de funcionários na instalação, a SME apontou que “a obra vem sendo executada com seus serviços realizados, entretanto, por inconsistências contratuais, houve a necessidade de alterar seu cronograma”.
Enquanto o novo CMEI não fica pronto, a SME informa que o CMEI Professora Francisca Célia Martins de Sousa, em Nossa Senhora da Apresentação, é o mais próximo deste terreno onde vai ser construída a nova estrutura.
Secretárias vão explicar obras paradas
A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Natal aprovou na última terça-feira 7 um requerimento apresentado pela vereadora Júlia Arruda (PCdoB) para que as secretárias Cristina Diniz (Educação) e Joanna Guerra (Planejamento) compareçam à próxima reunião da comissão.
O requerimento é para que as secretárias expliquem o estágio de obras em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que estão paralisadas.
“O Governo Federal anunciou a liberação de recursos para a conclusão de obras inacabadas e muitas delas estão em Natal e se referem aos CMEI’s. É importante saber como está essa situação porque mais de mil crianças estão fora da sala de aula no município. Uma das soluções é concluir essas obras”, explicou a parlamentar.
A comissão deve se reunir novamente em 15 dias.