Uma equipe de fiscalização urbanística da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou uma ação de demolição de cercamento ilegal, em área pública próxima no Conjunto Soledade II, no bairro Potengi, zona Norte da cidade, na manhã desta sexta-feira 23.
“O cercamento, que havia sido instalado de forma irregular, sugeria uma possível tentativa de loteamento para venda, na Rua Rio Araguaia, o que configura uma violação da legislação. E parte destas cercas também estavam em área de domínio da União”, explica o supervisor geral de fiscalização urbanística, Rana Santos.
Entre as medidas da Prefeitura para conter ocupações irregulares de áreas públicas está o reforço na fiscalização de maneira a impedir que novas invasões aconteçam e vistorias frequentes nas áreas públicas da cidade e zonas de proteção ambiental. Mas também é importante o auxílio da população em denunciar atos de invasão.
Ainda segundo o supervisor, a ação foi necessária para preservar a integridade da área pública e impedir a ocupação indevida do espaço. “A fiscalização já estava atuando no monitoramento dessa área, uma vez que parte desse cercamento estava invadindo o limite de proximidade de linha férrea, mas também recebemos denúncia da população sobre o caso”, acrescenta Santos.