BUSCAR
BUSCAR
Crise
Ceia de Natal mais barata e nutritiva? Saiba como fazer
Em decorrência da pandemia do coronavírus, muitos brasileiros precisam economizar neste fim de ano. Pequenas adaptações no cardápio podem deixar a ceia natalina mais em conta, além de saborosa e saudável
Redação
14/12/2020 | 09:16

Com a alta dos preços dos alimentos, a ceia de Natal dos brasileiros deve ser ainda mais econômica e com várias adaptações no cardápio deste ano. De acordo com o IBGE, insumos como arroz, carne e óleo de soja aumentaram cerca de 20% em 2020, em meio a outros transtornos financeiros provocados pela pandemia, como a redução do décimo terceiro. Todo esse cenário está refletindo no bolso do consumidor e fazendo com que a criatividade seja a chave para o planejamento de uma ceia mais em conta na mesa natalina, mas não menos saborosa.

Para a professora da Estácio Natal e nutricionista Ediane Toscano, é possível fazer uma ceia com alternativas mais baratas e com melhor valor nutricional. “A proteína costuma ser o item mais caro em uma ceia natalina, então, um bom substituto para o peru é o frango, que pode ser recheado com uma farofa. Essa farofa pode ser feita, em parte, com aveia – que é rica em fibras, auxilia no controle da glicemia, diminui a taxa de absorção de açúcar e ajuda na saciedade”, exemplificou.

“O lombo de porco é outra fonte de proteína que pode ser o prato principal. Como as pessoas costumam assar no forno, essa carne tende a ficar mais seca, então pode ser servida acompanhada por molho de laranja ou abacaxi, que são frutas da época, mais baratas que as frutas secas. O que ainda contribui para deixar a ceia mais barata é justamente usar as frutas da safra, como abacaxi, manga, maracujá. Elas são mais ricas em seus compostos nutricionais e saem mais em conta do que as importadas”, sugeriu Ediane.

A professora indica ainda substituir o tradicional arroz com uva-passa e presunto por um arroz colorido com os vegetais disponíveis em casa: cenoura, pimentão, milho, vagem e ervilha podem ser usados para um acompanhamento com alto valor nutricional. “Um assado de vegetais é uma outra opção prática e de custo reduzido, além das saladas que podem ser feitas com folhas verdes como alface, rúcula, e frutas como manga e maçã. Para a sobremesa, a rabanada pode ser assada no forno em vez de frita no óleo”, apontou.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.