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Comércio
CDL Natal vive expectativa de boas vendas para o Dia dos Namorados
Nesta quarta-feira, 9, diretor de Comunicação da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal, Bruno Félix, distribuiu um vídeo pelas plataformas da entidade pedindo aos lojistas que se organizem, tendo em vista a expectativa nacional de vendas para a data. Pesquisa mostra que os casados é que pretendem presentear mais os seus parceiros
Redação
10/06/2021 | 05:46

Mesmo em um cenário de insegurança diante da pandemia da Covid-19, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal espera um aquecimento das vendas para o Dia dos Namorados, comemorado neste sábado, 12. Nesta quarta-feira, 9, o diretor de Comunicação da CDL, Bruno Félix, distribuiu um vídeo pelas plataformas da entidade pedindo aos lojistas que se organizem, tendo em vista a expectativa nacional de vendas para a data. No Brasil, segundo pesquisa da Confederação dos Dirigentes Lojistas em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 93 milhões de consumidores irão às compras vinculadas ao dia.

Baseado nessa projeção, a expectativa é de que sejam injetados cerca de R$ 18,3 bilhões na economia. Não é pouco. De acordo do Bruno Félix, isso representará um crescimento nas vendas do varejo de 17% em relação à mesma data no ano anterior.

A entidade recomenda, ainda, que os lojistas mantenham com o máximo rigor os protocolos de biossegurança, como distanciamento social, máscaras de proteção em clientes e colaboradores e higienização frequente com álcool em gel. Para Bruno Félix, em datas especiais do calendário do comércio como o Dia dos Namorados é preciso que os lojistas estejam antenados a todas as possibilidades de venda por meio de vitrines bem elaboradas, vendedores atentos às demandas dos clientes e sites e redes sociais aptas a captar o máximo da atenção dos consumidores. “É preciso pensar que muitas pessoas que não fazem parte de um casal poderão aproveitar a data para se presentear, já que a autoestima também é muito importante nesses momentos”, afirma.

Segundo o levantamento divulgado esta semana pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, porém, os casados são os que mais pretendem presentear seus parceiros ou parceiras (66%), enquanto 31% pretendem comprar presentes para os namorados e namoradas. Com base nesses resultados, a CDL Natal separou oito dicas para ajudar os consumidores a atender melhor os lojistas, já que 45% dos entrevistados no levantamento da CNDL e SPC Brasil consideram que é um gesto importante presentear as pessoas que gostam.

Primeira dica: conheça bem a sua clientela. Afinal, o estudo aponta que 71% não costumam escolher o que vão ganhar de presente de Dia dos Namorados, mas 29% escolhem o presente, sobretudo porque pedem algo que gostariam de ganhar (17%).

Segunda dica: Como a maioria das pessoas não escolhe o que vão ganhar, muitos consumidores vão à loja sem saber bem o que vão comprar para os seus parceiros. Por isso, é importante o lojista já ter bem definido e identificado o perfil das pessoas que se interessam por seus produtos e serviços. Isso vai ajudar o vendedor a indicar a melhor opção de presente, segundo o perfil do presenteado, o que deixará o comprador satisfeito com a compra e com uma impressão positiva sobre o seu negócio. Tudo isso é importantíssimo para atraí-lo em vendas futuras.

Terceira dica: O lojista deve sempre que possível consultar o comprador sobre o perfil e o desejo do presenteado, já que alguns consumidores vão se basear nestes dois aspectos para escolher o presente ideal. O estudo identificou que, na hora de escolher o presente, 15% levam em consideração o perfil de quem vai receber o presente e outros 15% o desejo do presenteado. Portanto, o lojista deve oferecer produtos de boa qualidade ou de um bom custo-benefício. A qualidade do presente é a preocupação da maioria dos entrevistados (28%).

Quarta dica: Um dos objetivos do cliente é impressionar o parceiro com o presente. Para 15%, a impressão que o presente causa será determinante na hora da compra. Então, uma boa iniciativa é apostar em embalagens bonitas, chamativas e atraentes. O presenteado deve ficar positivamente impactado só de olhar para a embalagem do presente.

Quinta dica: Segundo o levantamento da CNDL/SPC Brasil, entre os artigos desejados pelos entrevistados, 31% gostariam de ganhar roupas, 23% perfumes, cosméticos ou maquiagens, 18% calçados e 18% celulares/smartphones. Isso porque roupas, sapatos e perfume acabam exigindo um pouco mais de conhecimento quanto a medidas e gosto do parceiro. Mesmo assim, segundo a pesquisa, os presentes mais procurados devem ser as roupas (40%), empatadas com perfumes, cosméticos e maquiagens (40%), calçados (20%) e bombons e chocolates (19%). Completam o ranking os acessórios (17%), as joias/semijoias (16%) e as flores (13%).

Sexta dica: O principal local da comemoração do Dia dos Namorados este ano será em casa, apontado por 55% dos entrevistados, sobretudo os casados, enquanto 18% pretendem jantar fora e 9% em um hotel/motel. Como a maioria dos consumidores que farão compras em função do Dia dos Namorados é casada e comemorarão a data em casa, pense em promoções e kits de presentes para transformar a comemoração caseira em algo especial e inesquecível. Crie kits prezando pelo romance na decoração e pela facilidade de organizar um encontro especial em meio às responsabilidades do home-office e dos cuidados domésticos.

Sétima dica: Em relação aos preparativos para o 12 de junho, 72% pretendem comprar algum produto ou serviço para se preparar para a data, sendo principalmente roupas (39%), perfumes, cosméticos e maquiagem (25%) e lingeries e peças íntimas (19%). Os consumidores vão, portanto, cuidar do visual para o encontro do Dia dos Namorados. Com isso, além de oferecer opções de presentes para o parceiro/namorado, identificou que o que o comprador pretende usar no encontro.

Tenha kits com opções de roupa, sapato, produtos para o cabelo, maquiagem e perfume. Ofereça opções que o façam se sentir bem, contribuindo para que a experiência seja muito agradável. Isso fará que a sua marca que vinculada à um momento bom e especial para o seu cliente, o que certamente o fará lembrar da sua loja no futuro.

Oitava dica: Mapeie o comportamento de compra do cliente. O varejista pode aproveitar a data para compreender melhor o comportamento do consumidor em datas sazonais.

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