15/10/2023 | 20:19
A blitz da Lei Seca no Rio Grande do Norte registrou, mais uma vez, prisões. O final de semana prolongado trouxe uma movimentação extra para os agentes de plantão.
Durante a blitz da Lei Seca no bairro de Ponta Negra, zona Sul de Natal, um homem de 45 anos, a bordo de automóvel, desobedeceu ordem de parada e empreendeu fuga, sendo interceptado com o apoio de motocicletas do Esquadrão Águia. No interior do carro foram encontradas bebidas alcoólicas, além de maconha, tendo o infrator se recusado a realizar o teste de alcoolemia.
Diante dos sinais que denotavam alteração da capacidade psicomotora foi lavrado termo de constatação e ele terminou preso, sendo conduzido à central de flagrantes. Já o veículo foi removido ao depósito.
Outros 11 condutores foram autuados por misturar álcool e direção.
O que é a lei seca
Criada com o objetivo de reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, ocasionados por condutores que fazem o consumo de álcool e, em seguida, assumem a direção de um veículo automotor, a Lei Nº 11.705, popularmente conhecida por Lei Seca, completou seus 15 anos de vigência, com números expressivos no combate à mistura da bebida e direção. No Espírito Santo, de 2008 a abril de 2023, foram autuadas 50.129 multas por dirigir sob influência de álcool ou substâncias psicoativas.
Com o passar dos anos, a Lei Seca ficou mais rigorosa, passou a tipificar como crime de trânsito a concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar. É perceptível que parte da população compreendeu a gravidade e se adequou à legislação, mas ainda é tema de preocupação, pois são frequentes as notícias de fatalidades motivadas pela alcoolemia.