A deputada federal Natália Bonavides (PT) criticou o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), por concentrar seus esforços, segundo ela, em “ataques pessoais”, em vez de fornecer respostas eficazes sobre questões estruturais e sociais da capital. A declaração foi dada ao AGORA RN após declarações da secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, sobre a possível pré-candidatura da parlamentar à prefeitura.
“Não é novidade que o prefeito Álvaro Dias tem escalado seu secretariado para me atacar, em vez de dar respostas ao povo natalense que anda insatisfeito com sua gestão, que é a responsável por ter feito surgir a sensação de que Natal tem ficado para trás de muitas capitais do Nordeste”, declarou.
Em entrevistas recentes à imprensa local, a secretária apontou a divergência de posicionamentos entre ela e a deputada sobre pensamentos, de visão de cidade e de mundos, como economia, obras de requalificação e propriedade privada. Além de citar que desenvolvimento e progresso não fazem parte do perfil de Natália.
Bonavides destacou a situação precária enfrentada pelo comércio local, especialmente nos bairros do Alecrim e da Cidade Alta, atribuindo o declínio à gestão municipal atual que ela descreveu como desastrosa. A deputada enfatizou que a falta de uma abordagem eficiente por parte da administração tem levado ao fechamento de diversos estabelecimentos comerciais na região.
“Basta qualquer um dar uma volta pelo Alecrim e pela Cidade Alta para ver o monte de comércio que a gestão desastrosa desse pessoal acabou induzindo ao fechamento”, afirmou Bonavides
Além disso, a parlamentar questionou a falta de vagas em creches e os alegados ataques aos direitos dos professores e professoras, questões que, segundo ela, demandam respostas urgentes do prefeito. Natália Bonavides também expressou ceticismo em relação às “supostas 100 obras” prometidas pela gestão de Álvaro Dias, alegando que a população nunca teve acesso a uma lista concreta dessas iniciativas.
“O que a população espera são respostas sobre a falta de vagas em creche, sobre os ataques aos direitos dos professores e professoras. Respostas sobre as supostas 100 obras que ninguém nunca viu essa lista”, concluiu a deputada.
CRÍTICAS
Ao AGORA RN, Joanna Guerra criticou a postura da parlamentar em relação a alguns posicionamentos, principalmente na questão das invasões à propriedade privada. “Além de ser contra a invasão de propriedade privada, eu também sou contra, por exemplo, descriminalizar quem pratica pequenos furtos ou crimes hediondos. Ela é a favor na medida em que ela, por exemplo, vota contra o aumento de pena”.
E continuou: “A gente sabe que todo mundo tem direito a uma propriedade privada. O que a gente precisa discutir não é legalizar a invasão e ocupação de terra ou de prédio público. A gente precisa discutir a política habitacional, de que modo a gente pode dar oportunidade, emprego, de trabalho, de qualificação a pessoas sem moradia e, principalmente, fomentar, criar políticas públicas para diminuir o déficit habitacional e não cultivar ou fomentar invasão de propriedades”, argumentou.