BUSCAR
BUSCAR
Projeto de lei
ALRN aprova projeto de lei que institui o Dia Marielle Franco no RN
Data já é parte do calendário oficial do município de Natal desde 2020
Redação
10/11/2023 | 17:43

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aprovou, nesta quinta-feira 9, um projeto de lei que estabelece o dia 14 de março como o ‘Dia Estadual Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra Mulheres Negras, LGBTQIA+ e Periféricas’.

Essa data já é parte do calendário oficial do município de Natal desde 2020, por iniciativa da então vereadora e atual deputada estadual Divaneide Basílio (PT).

“A instituição do Dia Marielle Franco em âmbito estadual é um marco para a legislação do nosso estado. É uma forma de engajar a população em um debate extremamente importante para democracia brasileira, através do reconhecimento do legado de uma parlamentar, negra, de origem periférica, LGBTQIA+, defensora dos direitos humanos, que teve sua vida interrompida com 11 tiros na cabeça, devido a um ato cruel de violência política”, argumenta Divaneide, a única deputada autodeclarada negra na legislatura atual.

A proposta de Divaneide inclui a sugestão de que as autoridades estaduais apoiem e facilitem a realização de divulgações, seminários e palestras em escolas, universidades, praças, teatros e instituições públicas sobre Marielle Franco e a importância do combate à violência política no estado.

A escolha da data de 14 de março para o Dia Marielle Franco tem como marco temporal o assassinato de Marielle Francisco da Silva, ocorrido em 27 de julho de 1979. Este ano, completaram-se cinco anos desde a morte de Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes.

Com informações da 98 FM

Enem 2024: período para pedir isenção da taxa começa nesta segunda
O prazo de pedidos de isenção do Enem 2024 se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023
14/04/2024 às 17:10
Novo Código Civil deve reconhecer que animais são seres com sentimentos e direitos
Proposta vai ser debatida no Senado em sessão temática na próxima quarta-feira 17
14/04/2024 às 16:49
Programa Celular Seguro chega a 40 mil bloqueios após alertas de usuários
Programa Celular Seguro ultrapassou a marca de 40 mil alertas de bloqueios referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos
14/04/2024 às 16:33
Professores de universidades federais anunciam greve a partir desta segunda; veja lista
UFRN e UFERSA não estão na lista das 18 universidades federais cujos professores anunciaram greve
14/04/2024 às 16:09
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.