BUSCAR
BUSCAR
Coluna

Opinião: Advogados de suplente aconselham silêncio no caso em que TRE vai decidir sobre votos nulos do União Brasil no RN

Confira a coluna de Opinião deste sábado 23 e domingo 24
Redação
24/09/2023 | 08:13

Um mandado de segurança cível remetido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e relatado pelo ministro Kassio Nunes Marques teve decisão em 5 de setembro passado, como a Coluna Opinião adiantou. Na peça, o ex-prefeito Dr. Anax Vale, de Governador Dix-sept Rosado, pedia a suspensão do acórdão que indeferiu sua candidatura, para que seus 16,8 mil votos conquistados na disputa para deputado estadual sejam considerados. O ministro do TSE recuou da competência e despachou para o órgão correto de julgar o caso: o TRE-RN.

O caso foi vazado na imprensa, e os advogados do suplente interessado, Robson Carvalho, pediram para ele evitar declarações públicas sobre o processo. O vereador de Natal é filiado ao União Brasil e fez dobradinha com o deputado federal Paulinho Freire, de quem é liderado. Na mesma ação, o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) requereu o ingresso no processo como parte interessada, já que o PSDB havia batido o quociente eleitoral para ganhar mais uma cadeira na As- sembleia Legislativa e, com possí- veis novos votos do União, poderia perder a vaga.

tre
Robson Carvalho - Foto: Reprodução

O caso de Dr. Anax é diferente do de Wendel Lagartixa. Após conquistar 88 mil votos para deputado estadual, Lagartixa teve o registro da candidatura indeferido, mas os votos continuaram va- lendo para o PL. Com isso, o partido continuou elendo três parla- mentares, o que beneficiou Neilton Diógenes, que só teve 25.143 votos. O partido só não tem uma 4ª cadeira por não ter candidato que atinja 20% do quociente. Os votos de Dr. Anax, por sua vez, não foram contabilizados para o União Brasil pois ele teve a candidatura impugnada em setembro, ainda antes da eleição.

CONTAS

A estratégia de diminuir a banca- da governista na Assembleia Legisla- tiva é a seguinte: o senador Rogério Marinho, líder da oposição ao PT no Senado, observa as eleições de 2026. Ele quer enfraquecer Fátima Bezerra antes que o Governo Lula inicie o envio de recursos para o Rio Grande do Norte. Rogério foi secretário especial do Ministério da Fazenda e ministro do Desenvolvimento Regional durante o Governo Bolsonaro. Ele sabe que o Palácio do Planalto vai encaminhar recursos somente no início do próximo ano. A governadora do RN vai ficar sangrando até lá.

ESTRADA

Rogério Marinho, que organi- za um palanque de oposição para 2026, pegou a estrada ontem com o deputado estadual Tomba Farias para a região do Trairi. Ao lado do prefeito Ivanildinho, Tomba levou Rogério para a Rádio Santa Cruz FM, comandada por seu sistema político. Rogério articula uma bancada radical para fazer oposição sistemática na Assembleia. E já anda contando com o suplente Robson Carvalho (União Brasil).

OUTRO

O senador Styvenson Valetim anunciou que continua no Podemos e tenta trazer o ex-deputado Kelps Lima para fazer uma articulação politica. Em um momento ele se diz candidato a governador. Depois, ao se reunir com prefeitos, fala que disputará a reeleição. Ontem, ele publicou críticas à merenda escolar do Governo Fátima Bezerra. Postou fotos com estudantes de Macaíba, protestando contra a qualidade da alimentação. Alô, secretária Socorro Batista (Educação). Vamos tentar melhorar isso!

DESPEDIDA

Aninha Costa se despediu da Secreta- ria de Turismo. “Conforme acordado com a governadora Prof Fátima Bezerra, após a entrega da minha carta de demissão, em 14 de setembro de 2023, hoje encerrase meu ciclo à frente da Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte (Setur/RN). Agradeço a todos os que estiveram comigo ao longo dessa caminha- da!”, postou ontem no Instagram.

ZONA NORTE

A deputada Eudiane Macedo (PV), que vem crescendo como nome postulante ao Palácio Felipe Camarão, promoveu ontem um “Desfile Civico” em Nova Natal e Lagoa Azul. A deputada tem uma atuação na Zo- na Norte de Natal e teve uma votação significativa na capital potiguar. Eudiane sabe trabalhar suas redes sociais, que hoje reú- nem 40,7 mil seguidores só no Instagram.

SERRA JOÃO DO VALE

Ontem, em Jucurutu, aconteceu um encontro para debater a valorização e interiorização do turismo. O tema foi “Turismo, desenvolvimento e meio ambiente na Serra de João do Vale e seu entorno”, sob o comando da deputada estadual Divaneide Basílio (PT). Contou com os deputados federais Fernando Mineiro (PT) e General Girão (PL) e prefeitos da região. Em mensagem pré-gravada, o deputado Nelter Queiroz (PSDB) lembrou de sua luta de anos. “Essa discussão está somando à nossa luta para levarmos a estrada para a serra. Sem estrada não há turismo”, disse.

FORÇAS ARMADAS

O tenente-coronel Mauro Cid ampliou a pressão sobre as Forças Armadas ao dizer, em delação à Polícia Federal, que o então presidente Jair Bolsonaro (PL) submeteu a militares de alta patente uma minuta de decreto para dar um golpe de Estado após o 2º turno das eleições de 2022. A informação foi divulgada on- tem pelo UOL e pelo jornal O Globo, confirmada pela Folha de S. Paulo, que levou desgaste as Forças Armadas ao colo- car antigos chefes no centro das apurações.

GRAMPO NO ALVARADA?

E ponto pacífico entre militares do Exército ouvidos pelo Radar da Revista Veja. Mauro Cid, para ter entregue a reunião do golpe de Jair Bolsonaro no Palácio do Alvorada, tem que ter apresentado provas disso. Como se prova uma conversa ocorrida há quase um ano, a portas fechadas, num palácio? Cid gravou? A reunião do golpe foi documentada em algum relatório oficial? Como confirmar uma história dessa gravidade?

MEGAOPERAÇÃO

Em crise de segurança, o Estado da Bahia montou uma grande operação com colaboração de equipes de Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, que resultou em seis mortes e 15 prisões ontem, em Salvador. A polícia afirma que o grupo alvo da operação tem envolvimento com o tráfico de drogas e é responsável por mais de 30 homicídios. Segundo a Polícia Civil, os seis mortos teriam resistido à prisão. Na Operação Saigon foram apreendidos dinheiro, armas e drogas durante o cumprimento de 15 mandados de prisão e 43 de busca e apreensão.

REFINARIA

A empresa 3R Petroleum anunciou uma paralisação nas operações da Refinaria Clara Camarão, durante o quarto trimestre de 2023, pa- ra realizar atividades de ma- nutenção preventiva. Os reparos deverão ser iniciados até o início de outubro. A refinaria de Guamaré era administrada pela Petrobras até junho deste ano, mas passou à gestão da empresa 3R junto com outros equipamentos do Polo Potiguar, vendido pela estatal.

Idoso é enganado em ‘golpe do amor’ e perde cerca de R$ 2 milhões
Polícia cumpre mandados e prende suspeitos em operação contra grupo criminoso
03/12/2024 às 19:35
Enem 2024: 4,3 milhões de inscritos farão provas em 3 e 10 de novembro
Número supera em quase 10% o total de inscritos na edição de 2023
24/10/2024 às 09:26
Convenção Summer Sales chega a Natal para impulsionar negócios nesta terça 15
Evento reúne especialistas em estratégias de vendas e lança best-seller, com networking e troca de experiências para empresários e profissionais do setor
14/10/2024 às 18:17
Banco do Brasil e Caixa Econômica devem entrar em greve nesta segunda 9
Segundo o Sindicato dos Bancários do RN, as ofertas feitas pelos bancos não atendem às necessidades dos trabalhadores
09/09/2024 às 08:24
Professores decidem manter greve nas UFs após nova negociação
A paralisação já dura dois meses e alcança 61 instituições
15/06/2024 às 09:44
Lula defende taxação dos super-ricos e combate à fome na OIT
Presidente participa na Suíça de evento sobre Justiça Social
13/06/2024 às 15:53
Lulu Santos é internado em hospital após passar mal e shows são cancelados
Cantor foi internado e ficará em observação por dois dias
08/06/2024 às 18:13
STF marca para dia 12 julgamento sobre correção do FGTS
Discussão foi interrompida em novembro do ano passado
03/06/2024 às 12:14
Governo Central tem superávit primário de R$ 11,1 bilhões em abril
Resultado fica abaixo da expectativa de especialistas
28/05/2024 às 14:46
IBGE: calamidade prejudica coleta de preços para cálculo da inflação
Instituto precisou imputar preços de hortaliças e verduras
28/05/2024 às 12:12