BUSCAR
BUSCAR
Política
Ações do Legislativo são direcionadas para setores que fortalecem a economia
Agricultura, pecuária e exportações são temas tratados pelos deputados; ALRN ainda esteve presente na Festa do Boi
Redação
27/10/2023 | 08:50

Com um papel fundamental para a geração de emprego e renda no Rio Grande do Norte, a agricultura é um dos setores da economia para o qual a Assembleia Legislativa tem contribuído de maneira significativa. Além das iniciativas da Casa, importantes discussões foram travadas no Parlamento.

O Rio Grande do Norte é conhecido por sua produção de frutas e muitos produtos agrícolas do estado chegam até a ser exportados, contribuindo para a balança comercial potiguar. As atividades agrícolas e de pecuária importantes são fontes de emprego no estado, proporcionando trabalho para milhares de pessoas, desde pequenos agricultores até trabalhadores em fazendas e empresas relacionadas.

De acordo com os dados publicados pelo Novo Caged, o Rio Grande do Norte teve o maior crescimento na área de agricultura e pecuária, com saldo positivo de 2.387 postos de trabalho (2.981 admissões e 504 desligamentos) em agosto. A variação relativa no setor foi de 14,52%.

Na Assembleia Legislativa, os parlamentares encaminharam dezenas de requerimentos solicitando ações na área, desde a viabilização de parcerias com o Setor Privado para ofertar Serviços de Atenção em Saúde Animal, até a perfuração de poços para ampliar a oferta de água em comunidades rurais no interior potiguar, usando os recursos também para a agricultura e subsistência animal.

E dentro dessa temática e como pauta dos deputados, a tradicional Festa do Boi, evento emblemático para o setor, a partir de recente iniciativa do Legislativo do RN, agora é patrimônio histórico, cultural e turístico do RN. A lei nº 11.549, de autoria do deputado estadual Taveira Júnior (União), foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra e publicada no Diário Oficial do Estado a poucos dias da 61ª edição do evento, que é considerado o maior no segmento agropecuário do Nordeste.

Durante a Festa do Boi, a Assembleia Legislativa esteve presente ofertando serviços de Saúde, Educação, Lazer e apoio jurídico à população. Além disso, o Legislativo montou o palco “Assembleia Cultural”, que teve apresentações diárias de cantores e artistas locais.

Os parlamentares prestigiaram o evento. O então presidente em exercício, deputado Tomba Farias (PSDB), e os deputados Luiz Eduardo (SDD), José Dias (PSDB), Galeno Torquato (PSDB), Terezinha Maia (PL), Gustavo Carvalho (PSDB), Eudiane Macedo (PV) e Taveira Júnior (União) visitaram o estande do Legislativo Potiguar. “Este importante evento conta, todo ano, com o apoio da Assembleia Legislativa”, afirmou na ocasião, Tomba Farias.

‘Nossas crianças estão em risco’, alerta vereadora
Autora de projeto de lei que proíbe crianças em eventos com nudez e erotização, Camila Araújo quer chamar atenção para agressões ao ECA
16/04/2024 às 08:11
MDB e PSDB buscam ampliar presença em municípios do RN
Partidos como PT, PP e PL também fortalecem suas bases em preparação para as eleições no Rio Grande do Norte, prometendo uma disputa eleitoral acirrada e competitiva
16/04/2024 às 08:07
Após protesto, grevistas do IFRN são recebidos por ministro da Educação em Natal
Uma carta foi entregue ao ministro Camilo Santana para que a pauta dos servidores federais da educação seja conhecida
15/04/2024 às 17:29
Morre ex-deputado federal Mário Rosado aos 83 anos
Mário Rosado morreu em decorrência das complicações de um câncer, nesta segunda-feira 15
15/04/2024 às 16:58
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.